Data de Hoje
21 June 2021
Foto: Reprodução

Mitos e verdades sobre o sexo anal

Especialista desvenda as lendas e dúvidas sobre a prática

Muitas mulheres ainda têm receio de praticar o sexo anal devido aos medos, dúvidas e mitos. A ginecologista do grupo Hospital Santa Joana e Maternidade Pró Matre, Maria Elisa Noriler, esclarece e orienta o que é mito e verdade sobre os prazeres e cuidados do sexo anal.

 1 – É normal ter dores durante o ato sexual

Mito. Se a mulher sente dor precisamos afastar processos inflamatórios ou infecciosos. Até mesmo fatores relacionados à diminuição da lubrificação vaginal podem trazer dores.

2 – Não precisa usar lubrificante. A saliva já é o suficiente para lubrificar

Mito. Para pacientes jovens a saliva funciona bem, mas para mulheres na menopausa o uso de lubrificantes e hormônio tópico são os mais indicados.

3 – É necessário fazer uso do “chuveirinho” antes da relação

Mito. Essa prática não é indicada nem antes e nem após a relação sexual, o que inclui também as duchas internas na vagina.

4 – Tomar laxante antes faz com que não ocorra nenhuma “surpresa”

Mito, pois se a paciente não está com nenhuma alteração do hábito intestinal, como por exemplo, a diarreia, não terá problema algum na relação sexual.

5 – Fazer sexo anal alarga o ânus

Mito. O ânus tem um anel muscular, chamado de esfíncter anal, que tem a capacidade de dilatar e contrair, sem causar nenhuma alteração.

6 – É preciso usar camisinha, pois há diversas chances de obter Doenças Sexualmente Transmissíveis

Verdade. A camisinha é uma barreira de proteção para HIV, sífilis, gonorreia, cancro e muitas outras.

7 – O melhor método para começar a praticar sexo anal é estar relaxada e ir aos poucos

Verdade. Como o ânus tem o esfíncter muscular é mais difícil a penetração anal do que a vaginal, então a mulher precisa estar bem relaxada e também é indicado usar bastante lubrificante para não sentir desconfortos.

8 – Sexo anal causa hemorroidas

Mito. A prática não é causadora de hemorroida, mas a mulher que já tiver o problema deve tomar cuidado com o sexo anal, pois tem um risco maior de sangramento.

9 – É normal ocorrer sangramento após a relação

Mito. O sangramento não é normal. Pode ser que tenha faltado lubrificação ou cuidado com a penetração. Lembre-se de sempre fazer o que te der prazer.

10 – Existem contraindicações para a prática do sexo anal

Verdade. Quando há hemorroida e/ou fissura anal não é recomendável a prática.

Por Tribuna da Bahia
Facebook Comments