Data de Hoje
21 June 2021

Montagem da decoração junina do Pelourinho segue em ritmo acelerado; veja fotos

Ao todo, 70 funcionários atuaram na confecção dos artigos de decoração

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Pelourinho já conta com a decoração para os festejos juninos de 2014, principal programação de São João prevista para Salvador. Realizado pela Secretaria da Cultura e Bahiatursa, o projeto assinado pela artista plástica Telma Calheira terá como tema principal a Copa do Mundo. Ao todo, 70 funcionários atuaram na confecção dos artigos de decoração, sendo 50 em Ibirataia e outros 20 em Salvador.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Grandes bandeirolas, bonecos gigantes, para baianos e turistas tirarem fotos, e uma sala de reboco integram o projeto artístico, que abrange lugares como o Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco, Largo do Pelô e praças Quincas Berro D’Água, Tereza Batista e Pedro Arcanjo. O  material foi transportado em seis caminhões baú, que percorreram 345km do Sul do Estado até a capital.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo Telma Calheira, o objetivo é harmonizar a ornamentação com a paisagem fixa do Centro Histórico. “O verde e o amarelo serão predominantes, mas quem for ao Pelourinho ficará maravilhado com tanta riqueza de detalhes”, afirma ela, que conta qual estrutura que vai dispor no São João. “São 35 mil metros de bandeirolas, 5 mil metros de cabos de aço e bandeiras gigantes de até 500 metros quadrados. Tudo isso foi pensado para resistir à velocidade do vento nessa região da cidade, que chega a 20km/h”, revela.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Atração à parte no Cruzeiro de São Francisco, o espaço “Sala de Reboco”, projetado em barro e madeira, remete às casas que são facilmente encontradas na zona rural nordestina. Além do Pelourinho, o subúrbio ferroviário também contará com uma decoração especial para o concurso de quadrilhas juninas, segundo a artista plástica.

Facebook Comments