Data de Hoje
21 October 2021
Foto: Reprodução

Moradores denunciam abandono de praça no Bonfim na Cidade Baixa

Próximo a uma das avenidas mais movimentadas da Cidade Baixa e a poucos metros da Basílica do Bonfim, de escolas, cursinhos e até um hospital, a Praça Dendezeiros, que fica na Rua Duarte da Costa, tem sido constante alvo de queixas de moradores por conta da falta segurança e abandono.  Uma das queixas é o tráfico de drogas que ocorre até mesmo durante o dia.

Além da grama alta, os brinquedos enferrujados no parque infantil chamam a atenção. Na praça, lixo e entulho estão espalhados,

Grade da quadra em praça no Bonfim está caindo e o piso é desnivelado (Fotos: Reprodução)

Grade da quadra em praça no Bonfim está caindo e o piso é desnivelado (Fotos: Reprodução)

moradores de rua dormem no local. As duas quadras que fazem parte do cenário também são motivo de queixa por parte dos grupos que jogam futebol aos domingos, já que, em alguns trechos, o piso está desnivelado.

Seja para quem mora ou apenas para quem passa pela região da Cidade Baixa, há reclamação por conta da falta de calçadas. Apenas um pequeno trecho, próximo a um posto de saúde, foi reformado. Por conta disso, o pedestre tem que passar pelo meio da rua sob o risco de sofrer um acidente. No local, há placas da Prefeitura informando sobre as obras de requalificação.

“Eles começaram o serviço depois da quarta-feira de cinzas, mas, uma semana depois, pararam o serviço. Apenas na semana passada é que eles voltaram. Enquanto isso, sofremos com os ratos e mendigos. Uma verdadeira imundície. Não temos segurança e iluminação. E ainda tem casos de pessoas que vêm para cá ter relações sexuais. Infelizmente, nós não temos direito a nada”, reclamou a autônoma, Rita Dalcum.

Os assaltos são constantes, em qualquer horário do dia

Os assaltos são constantes, em qualquer horário do dia

A reclamação de alguns moradores também gira em torno dos assaltos – cometidos principalmente por homens em motos – que têm envolvimento com o tráfico de drogas. “Acho que se pudéssemos ter um módulo policial por aqui seria bom. Além disso, seria interessante que a Prefeitura realizasse a poda de algumas árvores. Uma delas está prestes a cair”, contou Fabiano Abreu, supervisor de manutenção.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) que informou que a praça está passando por uma requalificação que deve durar pouco mais de três meses.

Dentre as melhorias, estão a inclusão de equipamentos de ginástica, um novo parque infantil, paisagismo, iluminação de LED e estacionamento, além de três novas quadras. Ainda segundo a assessoria, a Prefeitura e a Caixa vão fazer o investimento que deve ficar em torno de R$ 800 mil, sendo que cerca de 70% deve ser oriunda da gestão municipal. A justificativa apontada para a paralisação das obras foi que ajustes precisaram ser feitos no projeto nos últimos meses. O plano de requalificação foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

Por Click Notícias
Facebook Comments