Data de Hoje
24 April 2024
Foto: Reprodução

Mortes no trânsito diminuem em 5%

Os dados divulgados são preliminares e fornecidos pelo sistema do SUS, podendo ainda passar por revisão

As mortes no trânsito caíram de 42.266 em 2013 para 40.294 no ano passado, segundo a Folha de S. Paulo. Esses dados, inéditos, mostram uma redução de 5% na taxa de mortalidade e significam que, pela primeira vez em 15 anos, teve uma redução do número total de vítimas por dois anos consecutivos.   

Dessa maneira, o Brasil atingiu a taxa de 19,9 mortos por grupo de 100 mil habitantes. Um índice que, como lembra a reportagem, é o menor desde o ano de 2010. No entanto, ainda que sejam dados positivos, os números não são suficientes para cumprir a meta do Plano Nacional de Trânsito que foi anunciada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2004: 11 mortes para cada 100 mil habitantes até o fim de 2014. 

Os dados divulgados são preliminares e fornecidos pelo sistema do SUS, podendo ainda passar por revisão. Então, é ainda possível que a queda seja menor nas estatísticas consolidadas. Uma das mudanças apontadas como responsável pela redução é a implementação da Lei Seca – além de melhoria de itens de segurança nos carros e a redução da velocidade máxima nas cidades. 

Ao se comparar o Brasil com outros países, verifica-se que a taxa brasileira de mortes por acidentes ainda está mais elevada do que a média: 8,3 mortes por grupo de 100 mil habitantes. E o número de feridos não acompanha a queda. Pelo contrário, aumentou em 4% em relação ao ano anterior, de 170 mil para 176 mil. Isso mostra, na opinião de especialistas ouvidos pela Folha, que o número de acidentes não está menor, eles apenas estão menos graves. 

Por Notícias ao Minuto