Data de Hoje
25 April 2024

Movimento programa vigília para que TCU reprove as contas de Dilma

CHtLXD9WIAALg1K

Uma mobilização, que será realizada no próximo domingo, 26, em várias capitais brasileiras, inclusive em Fortaleza, pedirá que a Corte do Tribunal de Contas da União emita parecer no sentido de reprovar as contas de Dilma Rousseff, no exercício de 2014.

images

A organização afirma que a manifestação é “suprapartidária” e que os manifestantes não deverão usar o evento para afirmações a determinados partidos políticos.

De acordo com o tucano Paulo Angelim, integrante do Instituto Democracia e Ética, e responsável pela organização do evento na Capital cearense, o movimento tem o objetivo de pressionar para que o TCU “seja coerente, independente e cumpra o seu papel”.

Os integrantes entendem que o relatório técnico do Tribunal constata “manobras fiscais”, caracterizando crime de responsabilidade.

“A intenção deste ato é mostrar a unanimidade de pensamento do cidadão que acompanha a política brasileira, no sentido de clamar pela reprovação das Contas do Governo Federal, do ano de 2014”, diz o texto de convocação.

Angelim não estipula a quantidade de pessoas que deverá se manifestar às 19h30min, na Praça Portugal. “Se forem 30 pessoas teremos cumprido o nosso papel”.

As contas só deverão ser apreciadas no plenário do Tribunal no final de agosto após a apreciação de cerca de mil páginas. Até lá, a organização programa outra manifestação em meados do mesmo mês. Dessa vez, para pressionar o parlamento a reprovar as contas da presidente da República.