Data de Hoje
21 February 2024
Foto: Reprodução

MP investiga sequestro de quatro fiscais da Máfia do ICMS

Crimes começaram em agosto, depois que onze auditores foram denunciados por cobrar propinas de empresas que tinham dúvidas com o imposto

O Ministério Público de São Paulo investiga a ação de quadrilhas que estão sequestrando fiscais da Secretaria Estadual da Fazenda. Desde agosto, após a prisão de um grupo de auditores denunciados por cobrar propinas milionárias de empresas com dívidas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), aconteceram quatro sequestros, mas apenas dois foram registrados na Polícia Civil.

Os casos confirmados são de fiscais que trabalham na Delegacia Regional Tributária (DRT) de Osasco, na Grande São Paulo. Segundo os promotores do Grupo Especial de Combate a Delitos Econômicos (Gedec), uma das hipóteses investigadas é de que fiscais de um grupo rival ao das vítimas estão passando informações para sequestradores, que teriam ligações com informantes da polícia na região metropolitana.

No depoimento de uma dessas duas vítimas, o auditor contou aos promotores que foi rendido por dois homens quando voltava para casa, no fim de outubro, por volta das 19h30, na Estrada da Fazendinha, em Carapicuíba. Armados, os bandidos entraram no veículo da vítima, cobriram seu rosto com paletó e pediram 500.00 reais para soltá-lo. Disseram que sabiam que ele era fiscal e que “todo fiscal era corrupto e só tomava dinheiro de empresários”.

Por Veja