Data de Hoje
19 April 2024
Em meio ao cenário de destruição, moradores buscam pertences (Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)

MP-MG pede que famílias afetadas pela lama recebam salário de empresa

Recomendação foi feita à Samarco para atender atingidos por tragédia em Mariana (MG)

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais recomendou à Samarco, empresa responsável pelas barragens rompidas em Mariana (MG), que garanta ao menos um salário mínimo para cada família atingida pelo acidente a partir de dezembro, informou o promotor Guilherme de Sá Meneghin, na manhã desta segunda-feira.

Na noite de domingo, o MP entregou um documento com cinco providências a serem tomadas pela empresa. Além de uma remuneração básica mensal para cada família, a instituição pede que seja elaborada uma relação com os nomes de todas as pessoas afetadas pela tragédia, que sejam identificadas as necessidades dos atingidos, um cronograma para que os desabrigados em hotéis sejam realocados para moradias e um plano de reparação às vítimas.

— Demos um prazo de cinco dias para que eles nos respondam sobre a concretização desses direitos das vítimas — disse Meneghin.

SEGUNDA VÍTIMA CONFIRMADA

Na madrugada desta segunda-feira, o delegado regional de Ouro Preto, Rodrigo Bustamante, confirmou a segunda vítima da tragédia do distrito de Bento Rodrigues. O corpo é de Sileno Narkievicius de Lima, de 47 anos, e foi encontrado por volta das 17 horas de domingo, na cabeceira da barragem do Fundão, que se rompeu na quinta-feira. A equipe avistou o corpo de um helicóptero e, depois, por solo, conseguiu retirá-lo. Agora o número de desaparecidos caiu para 25.

No final da manhã, a prefeitura divulgou a lista com os nomes das 27 vítimas, sendo as quais dois mortos já identificados e 25 desaparecidos. Outros dois corpos foram localizados, mas as autoridades não os relacionam à tragédia. Eles foram enviados ao IML de Belo Horizonte. Três pessoas seguem internadas no Hospital João XXIII, em BH, e o número de desabrigados subiu para 601, alocados em hotéis. Cerca de 200 pessoas estão em casa de familiares.

Para auxiliar na busca pelos desaparecidos, a Defesa Civil montou uma estratégia de levar os moradores ao local do acidente. A ideia é que eles possam identificar as áreas onde as pessoas estavam na hora do acidente.

Por Dandara Tinoco e Mariana Sanches / O Globo