Data de Hoje
26 April 2024

Mudança da rotina no lockdown afeta comportamento de animais

Quem tem bichinho de estimação já notou como o comportamento do pet mudou durante a pandemia, especialmente agora com o lockdown e mudanças na rotina.

Assim como nos seres humanos, a pandemia ocasiona uma série de mudanças na vida de cães e gatos. Segundo a veterinária Eloiza Sgarbosa, animais domésticos sentem a rotina alterada e podem ter algumas variações de humor como ansiedade, estresse e tristeza.

“Os animais sentem a mudança da rotina e podem apresentar alterações em seu comportamento, como falta ou aumento de apetite, insegurança, excesso de lambeduras e latidos, depressão e ansiedade”, diz Eloiza.

A veterinária lembra que tentar manter a rotina, alimentar os animais no horário de sempre, mantendo a mesma quantidade e mesmo tipo de alimentos é imprescindível.

A técnica de laboratório Érika de Carvalho passou por essa situação. Ao mudar sua rotina de horário e permanência na casa devido ao isolamento social no combate a covid-19, ela alterou também a dos bichanos.

Ela tem um gatil com 30 gatos e três cachorros, e antes da pandemia, costumava ter um horário em casa com hábitos e interações pontuais.

Já os cães de Érika ficam em um quintal grande e não eram muito de passear, então sentiram menos esse impacto, mas começaram a estragar mais as coisas, como sapatos e roupas.

CRIATIVIDADE ANIMAL

A veterinária Eloiza Sgarbosa explica que a falta de passeios faz com que os cães gastem menos energia e consequentemente a falta de estímulos sensoriais, como farejar e demarcar território, os deixam mais estressados no confinamento.

 

Usar a criatividade para evitar os efeitos do lockdown é uma boa solução, seja estimulando o cão a brincar e gastar energia ou explorando seus instintos naturais, oferecendo ambientes com desafios.

“Você pode criar brincadeiras como caça ao petisco, montar uma pequena pista com obstáculos, brincar de esconde-esconde, comprar ou fazer você mesmo alguns brinquedos e jogos interativos. Pet shops oferecem uma diversidade imensa de brinquedos interativos, como bolinhas que dispensam ração e petisco, mordedores, brinquedos de corda, entre outros. Alguns ossos naturais também ajudam”, sugere a veterinária.

A cidade on