Data de Hoje
29 April 2024

Mulher é vítima de intolerância religiosa dentro do metrô de Salvador

Uma mulher foi vítima de intolerância religiosa, na tarde desta segunda-feira (15), na linha 2 do metrô de Salvador, entre as estações Pituaçu e Tamburugy.

Um video que está circulando em redes sociais mostra um homem que grita com uma mulher, e a acusa que cultuar o diabo, por ela estar trajando um colar de contas, que é um adereço tradicional das religiões de matriz africana.

O advogado da vítima, contou que a cliente entrou no vagão e o rapaz veio em sua direção e começou a direcionar a ela discursos de ódio contra religiões de matrz africana.  “[Ele disse que] ela cultuava ao diabo, que a religião não prestava, que ele já foi da religião e sabe que as pessoa fazem o mal”, afirma.

A mulher teria ficado acuada e o homem continou a ofender a sua religião e aumentando o tom de voz contra a vítima, contou o advogado.

O advogado e a vítima irão prestar queixa na Coordenação Especializada aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid), no Pelourinho, nesta terça-feira (16).

“A liberdade religiosa é consagrada na Constituição Federal. Logo, qualquer pessoa que agredir outra, em razão de seguimento religioso, responderá nos Tribunais”, argumenta.

Em nota, a Rede  de Combate ao Racismo, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), repudiou o caso e disse que irá acompanhar a vítima durante a denúncia e dará suporte por meio do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela.

A CCR Metrô Bahia, Concessionária que administra o metrô, disse em nota que repudia qualquer prática de atos de intôlerância e desrespeito e que a equipe de Agentes de Atendimento e Segurança está disponível para prestar todo o atendimento e auxílio aos clientes.