Data de Hoje
27 April 2024
Nova UPA 24h em Guanambi (Foto: Reprodução)

Município de Guanambi ganha nova UPA 24h

A população do município de Guanambi, a 796 quilômetros a sudoeste de Salvador, passou a contar com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). A inauguração da unidade aconteceu nesta quinta-feira (10), e contou com a participação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Instalada no bairro São Francisco, a unidade tem capacidade para cerca de 150 atendimentos por dia. 

A abertura da UPA, de acordo com Fábio Vilas-Boas, deve desafogar a emergência do Hospital Regional de Guanambi que recebe pacientes de toda região. “A UPA 24h irá trabalhar de forma integrada com o Hospital Regional de Guanambi, que integra a rede da Secretaria da Saúde do Estado. Desta forma conseguiremos dar mais agilidade aos atendimentos no hospital”, disse Fábio Vilas-Boas.

O Secretário ainda pontuou o início do funcionamento da Parceria Público-Privada para os serviços de imagem no Hospital Regional de Guanambi. “A PPP trará um grande ganho para os pacientes atendidos no hospital. Além disso, já está em funcionamento o serviço de neurocirurgia e também a unidade ganhará um arco-cirúrgico para ter uma maior capacidade de realizar cirurgias ortopédicas”, destacou Fábio Vilas-Boas.

De acordo com o prefeito de Guanambi, Charles Fernandes, a expectativa é que o setor saúde no município, que já conta com uma faculdade de medicina, cresça cada vez mais. “A nossa missão é fazer com que todo cidadão que chegue à UPA seja bem atendido”, afirmou o Prefeito.

Ainda participaram da inauguração da UPA 24h o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, e o de Agricultura, Vitor Bonfim. O assessor de relações institucionais da Sesab, Mateus Simões, também esteve presente.

UPA 24h

A unidade funcionará como posto de primeiros socorros, onde o paciente é atendido, tem o quadro clínico estabilizado e, se houver necessidade, é encaminhado a um hospital. A UPA 24h funcionará com acolhimento por classificação de risco. Todos os pacientes serão assistidos, mas será dada prioridade no atendimento aos pacientes que tiverem maior gravidade.

No novo serviço, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. As Unidades de Pronto Atendimento oferecem serviço de Raio-X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico.

Por Saúde BA