Data de Hoje
28 March 2024
Foto Sora Maia

Música é o carro chefe do Pelourinho Dia e Noite neste final de semana

As ruas do Centro Histórico de Salvador recebem desta sexta-feira (11) até domingo (13) várias atrações musicais, como parte do projeto Pelourinho Dia e Noite, da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes), em parceria com diversas pastas do município. Sob coordenação da Fundação Gregório de Matos (FGM), nesta sexta-feira, o músico Fred Dantas se apresenta das 18h às 19h, no Cruzeiro do São Francisco. No sábado (12), tem dobradinha: das 18h às 19h, Estevan Dantas garante a animação no Largo Cruz do Pascoal; e das 19h às 20h, Aderbal Duarte leva seu som para o Maciel de Baixo.

Quem deixar para aproveitar o Pelourinho Dia e Noite no domingo (13), vai encontrar uma programação ainda mais variada. Das 11h às 12h, vai ter concerto na Igreja da Misericórdia (Museu da Misericórdia), com a apresentação de uma orquestra de violões. E as crianças também têm vez. A partir das 16h, as crianças se divertem com o Grupo Filó Brincante no Largo do Cruzeiro de São Francisco. Em seguida, a partir das 18h, o Largo Cruz do Pascoal volta a ser cenário de música boa, com Letieres Leite, que vai apresentar o Projeto Rumpilezzinho (laboratório musical de jovens).

Segurança – Com objetivo de fortalecer e ampliar as ações na região do Centro Histórico, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), por meio da Guarda Municipal, segue reforçando a segurança no local, através de duas Bases Móveis, além de parcerias com a Polícia Militar, para o monitoramento de áreas. Com isso, os agentes – que atuam no local desde novembro de 2013 – passaram a ter maior suporte para atuar no auxílio aos turistas nacionais e estrangeiros, além dos próprios soteropolitanos que visitam a região. Os agentes realizam, inclusive, rondas noturnas e monitoramento contra depredações de monumentos e atos de vandalismo de equipamentos públicos em áreas como Terreiro de Jesus, Praças da Sé, Municipal, Cruz Caída, Castro Alves, Cairu, dentre outras.

Mobilidade –  O Plano Inclinado Pilar, que liga a rua do Pilar, na Cidade Baixa, ao bairro de Santo Antônio Além do Carmo, está em pleno funcionamento. O ascensor estava há quase três anos parado e foi reaberto no último dia 5 de agosto. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o equipamento passou por intervenções de recuperação com custo de R$ 910 mil. O Pilar é importante para o turismo, já que liga o Centro Histórico ao Porto de Salvador e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 13h, sem cobrança da tarifa. O elevador Lacerda também está funcionando normalmente, com as quatro cabines em operação, das 6h às 23h.

A sinalização de trânsito foi modificada e recebeu novo layout. As ruas do Bispo, Inácio Acioli e o Terreiro de Jesus passaram a contar com Zona Azul para estacionamento e o acesso agora é controlado e monitorado por fiscalização eletrônica. Apenas táxis do município e vans de turismo cadastradas na Transalvador têm o acesso liberado. Já as ruas João de Deus, Gregório de Matos e das Portas do Carmo passaram a ter sentido único.

Por Agecom