Data de Hoje
18 April 2024

Mutuípe: vereador ‘casado’ com adolescente pode perder mandato

Casado com um adolescente de 14 anos e denunciado à Justiça por estupro de vulnerável, o vereador Valdomiro Galdino (PT) corre o risco de ter o mandato cassado por colegas da Câmara Municipal de Mutuípe, no Centro Sul da Bahia. Nesta quinta-feira, o edil mais conhecido como “Dinoite”, foi notificado para apresentar defesa em plenário no próximo dia 29. O político, de 59 anos, mantém relacionamento há quase dois anos com a garota e tem um filho com ela.

Até o dia 30 de agosto, os vereadores devem votar pela cassação do mandado de Galdino, por quebra de decoro parlamentar, segundo o presidente da Câmara, vereador Júnior Cardoso (PR). “O processo está 70% apurado e ficou clara a responsabilidade dele no caso. Não tem mais para onde correr e pelo que foi sinalizado pela comissão de investigação, o mandato dele deve ser cassado por quebra de decoro. O relacionamento começou quando ele já havia assumido o mandato”, conta.

Nesta quarta-feira (22), o promotor de Justiça Felipe Otaviano protocolou a denúncia na Vara Criminal de Valença, com base no artigo 217-A do Código Penal. Por meio da assessoria de comunicação do Ministério Público estadual, ele informou que é “irrelevante” o argumento da defesa do vereador de que havia o consentimento dos pais da adolescente para o relacionamento. “Não desconfigura o crime”, informou a assessoria.

Os pais da garota, a própria menina e o denunciante do caso, o ex-vereador Lenildo Alves, também devem ser ouvidos pela Câmara Municipal. De acordo com Cardoso, Galdino continua atuando como parlamentar. “Ele frequenta as sessões, mas entra mudo e sai calado. É líder do governo municipal, mas nem a prefeitura ele defende mais”, afirma. O caso revoltou os moradores da região, que exigem a cassação do mandato do vereador.