Data de Hoje
21 February 2024

Na Bélgica, gato testa positivo para o novo coronavírus

A pequena cidade de Liège, na Bélgica, acaba de se tornar o primeiro local com um caso de um gato infectado pelo novo coronavírus. Segundo informações do Mirror,  após apresentar sintomas típicos da doença, um felino testou positivo para o COVID-19.

Consultados pela publicação, profissionais de saúde encarregados do caso dizem acreditar que o dono do pet — que sentiu os sintomas do vírus uma semana antes do teste animal — foi quem transmitiu o vírus. Steven Van Gucht, professor e pesquisador da Escola de Medicina da Universidade de Ghent, revelou que o gato teve diarreia, vômito e dificuldade em respirar.

Gato é diagnosticado com o novo coronavírus (Foto: Getty Images)

A suspeita de se tratar do novo coronavírus foi confirmada quando pesquisadores testaram as fezes do gatinho.

Não se sabe qual é o estado de saúde atual do felino, mas vale lembrar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que não há evidências de que pets possam transmitir o COVID-19 para um humano.,

“Este foi um caso isolado”, completou Steven Van Gutch, e o risco de um animal passar o vírus para um humano e vice-versa “é muito pequena”.

COVID-19 e pets

Apesar deste ter sido o primeiro caso confirmado de um gato com coronavírus no mundo, já sabe-se de pelo menos um cachorro com a doença. Em Hong Kong, um lulu da pomerânia de 17 anos testou positivo para o COVID-19 e chegou a passar um período em quarentena no hospital veterinário, mas faleceu na última quarta-feira (25), dois dias após retornar para casa.

Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.