Data de Hoje
23 October 2021
Parece infantil, mas não é. Série sul-coreana Round 6 é atração da Netflix e no Brasil tem classificação indicativa para 16 anos. foto: reprodução/Netflix

NÃO É INFANTIL Pais compartilham texto de alerta sobre série Round 6, imprópria para crianças

Grupos de pais estão compartilhando pelos aplicativos de mensagens (Whats App, Telegram, Messenger etc.um texto sem identificação de autoria, com um alerta sobre a serie Round 6, em cartaz no serviço de streaming Netflix.

O texto é acompanhado de uma imagem da boneca gigante, presente em uma sequência da atração.

A mensagem alerta que, apesar de ter classificação para a faixa etária de 16 anos, os temas da série estão sendo debatidos e divididos entre as crianças.

O texto é copiado de uma carta que foi originalmente enviada aos pais de alunos pela direção de uma escola particular do Rio de Janeiro.

Trata-se da Escola Aladdin, da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Segundo o jornal O Globo, os diretores da unidade de ensino disseram que alunos entre sete e oito anos de idade estavam comentando a respeito do seriado, bem como imitando as brincadeiras da atração.

No texto enviado aos pais, os diretores da escola escreveram que Round 6 contém “violência explícita, tortura psicológica, suicídio, trafico de órgãos, cenas de sexo, pederastia, palavra de baixo calão”.

O texto continua: “A série utiliza brincadeira simples de criança como batatinha frita 1, 2 3, cabo de guerra, bolas de gude e outras para assassinar a ‘sangue frio’ as pessoas que não atingem um objetivo final”.

No final do texto que viralizou, há um pedido aos pais para que assistam ao trailer antes de permitir que crianças sob sua tutela tenham acesso a esse tipo de conteúdo.

A série

Round 6 (Squid Game) é uma produção original da Netflix na Coreia do Sul e estreou em meados de setembro.

O seriado vem aparecendo desde então entre os mais assistidos da plataforma no Brasil, com sucesso similar ao redor do mundo.

Traz a história de um grupo de pessoas com graves problemas financeiros que aceitam participar de um jogo com regras mortais com a finalidade de ficar com o prêmio final, uma fortuna em dinheiro.

Round 6
Round 6 (Squid Game), série da Coreia do Sul, produção da Netflix: conteúdo violento. Foto: Reprodução/Netflix

Há inúmeras cenas de violência e mortes.

A Netflix colocou a classificação indicativa para 16 anos.

De acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação Indicativa, definido em legislação pelo Ministério da Justiça, os conteúdos não são recomendados para menores de 16 (dezesseis) anos quando contêm:

Violência: Ato de pedofilia; Crime de ódio; Estupro/coação sexual; Mutilação; Suicídio; Tortura; Violência gratuita/banalização da violência.

Sexo e Nudez: Relação sexual intensa.

Drogas: Consumo de droga ilícita; Indução ao consumo de droga ilícita; Produção ou tráfico de droga ilícita.

Carta

Eis a íntegra da carta enviada pela escola Alladin.

CARTA ABERTA AOS PAIS E RESPONSÁVEIS

Prezados,

A parceria entre escola, família e sociedade é fundamental para o sucesso da Educação. Sendo assim, nosso objetivo com esta carta é alertar aos responsáveis sobre algo que temos escutado durantes os dias com nossos alunos e tem nos chamado atenção.

No dia 17 de setembro de 2021, foi lançada na Netflix a série ‘Round 6’. A série coreana, com classificação etária de 16 anos, está batendo os ‘records’ de audiência, inclusive nas redes sociais como: Facebook, Instagram e Tik Tok.

O conteúdo da série que contém: violência explícita, tortura psicológica, suicídio, tráfico de órgãos, cenas de sexo, pederastia, palavras de baixo calão entre outras coisas tem sido assunto entre nossos alunos durante o recreio e horários livres.

A série utiliza-se de brincadeiras simples de criança como: ‘Batatinha frita 1,2,3’, ‘Cabo de guerra’, ‘Bolas de gude’ e outras, para assassinar a ‘sangue frio’ as pessoas que não atingem o objetivo final. O que nos causa preocupação é a facilidade com que as crianças acessam esse material.

Lembramos, apenas para informação, que canais de Streaming como a Netflix e outros possuem a ‘Restrição de visualização por classificação etária’, uma ferramenta preciosa para que nossas crianças acessem somente o conteúdo apropriado à sua idade.

Sabemos que é responsabilidade da família decidir o que é melhor para suas crianças, mas enquanto educadores temos o dever de alertar e honrar o compromisso com a Educação. Certos de sua compreensão, nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Atenciosamente, Direção”

observatoriodatv

Trailer

O trailer de Round 6 já teve quase dois milhões de views no canal da Netflix Brasil e pode ser visto a seguir:

Facebook Comments