Data de Hoje
16 May 2024

Não é não: Prefeito sanciona com vetos PL que cria campanha permanente contra assédio sexual

A nova lei entrou em vigor na última quinta-feira (13), após ser publicada no Diário Oficial do Município

Foto: Cássio Santana/bahia.ba

A campanha batizada de “Não é não”, divulgada com mais intensidade em festejos populares e no Carnaval de Salvador, foi sancionada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), com vetos parciais. De autoria da líder da oposição na Câmara Municipal (CMS), a vereadora Laina Crisóstomo (PSOL), a lei nº 9.691/2023 estabelece, de forma permanente, a campanha de Conscientização e Enfrentamento ao Assédio e à Violência Sexual na cidade.

 

A nova legislação, sancionada na última quinta-feira (13), veta as seguintes condutas: praticar violência sexual, constranger por meio de ação grave, ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém não desejados, mediante a intimidação, ameaça, coação ou uso da força e praticar sexo com menor.

 

A campanha, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), tem como objetivo enfrentar o assédio e a violência sexual nos equipamentos, espaços públicos e transportes coletivos de Salvador; divulgar informações sobre o assédio e a violência sexual; disponibilizar os telefones de órgãos públicos responsáveis pelo acolhimento e atendimento das mulheres; e incentivar a denúncia das condutas tipificadas.

A lei ainda prevê a promoção de campanhas educativas e não discriminatórias de enfrentamento ao assédio e à violência sexual, criação de cartilhas com explicações sobre o tema, formação permanente dos servidores e prestadores para tratar do assunto e o empoderamento da mulher para que esta denuncie o ocorrido, caso deseje.

Bahia Ba