Data de Hoje
26 April 2024

Neto avalia nome de Eduardo Leite como ‘agregador’ para prévias do PSDB

O presidente do DEM, ACM Neto, afirmou que torce pela construção do nome de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, nas prévias que definirá o candidato do PSDB para as eleições presidenciais de 2022.

De acordo com Neto, em entrevista para o jornal O Globo, Leite tem um nome mais “agregador” do que o outro postulante dos tucanos, o governador de São Paulo, João Doria, que precisa ter uma visão “mais coletiva” sobre a sua candidatura.

“Leite é um nome mais agregador, que permite uma construção política mais ampla. Seja no sentido de apoiar ou de ser apoiado”, disse ACM Neto, que pontuou ainda que Doria estaria dando “sinais de que quer ser candidato a presidente de qualquer jeito”.

“Caso se pretenda viabilizar um projeto maior, é preciso ter uma visão coletiva e não individual. Precisa ser um projeto de uma construção mais ampla, como é o de Leite”, opinou.

“A minha torcida e apenas torcida, não tenho que me meter nisso, não tenho que me manifestar, não é o meu quintal, é o quintal dos meus parceiros e amigos, mas a minha torcida é pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite”, comentou.

Aliado histórico do PSDB, desde a época de PFL, o DEM ainda estuda uma possível nova aliança com os tucanos depois de finalizar o seu processo de fusão com o PSL.

No mês de julho, Leite esteve em Salvador, onde se reuniu com lideranças políticas regionais em busca de palanque para 2022, e afirmou ter uma identidade grande com o ex-prefeito de Salvador.

“Me identifico muito com ACM Neto, que tem uma comprovação de capacidade política, visto que foi reeleito com expressiva votação e ainda fez sucessor. Estamos discutindo uma possível convergência, já que se for pra acontecer isso, vai ser de forma natural”, previu.

É especulado também que o novo partido que surgir a partir das duas siglas tenha o seu próprio candidato ao planalto com os nomes do ex-ministro Luís Henrique Mandetta (DEM) e do apresentador José Luis Datena (PSL) largando na frente.