Data de Hoje
23 April 2024
Foto reprodução

No Dia do Estudante, a UEES-Ba debate a educação baiana e os novos desafios com a pandemia

A live acontece nesta quarta-feira (11) pelas redes sociais da União Estadual dos Estudantes – UEES.

Nesta quarta-feira, 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante. Para marcar a data, a União Estadual dos Estudantes – UEES; convidou o presidente da Comissão de Reparação, vereador Luiz Carlos Suíca (PT), senador Jaques Wagner (PT/BA) e a Superintendente da ALBA, Ivoneide Caetano para uma conversa online, às 19h30.
A live será transmitida pelo Instagram (@ueesbahia) e terá como mediador o Diretor de Universidades Particulares e Ex. Diretor Nacional da UBES, Vinícius Calmon. O bate-papo tem como tema: “Educação Baiana e os Novos Desafios com a Pandemia”.

Os tempos de excepcionalidade gerados pela pandemia da covid-19 jogaram luz sobre desigualdades estruturais do Brasil. Nesse contexto de futuro incerto, mais da metade dos estudantes no planeta está sem acesso aos conteúdos online disponibilizados pelas instituições educacionais. Segundo o balanço da Unesco de abril, cerca de 1,5 bilhão de crianças e adolescentes estão fora da escola em 188 países em função das regras de isolamento social, imposta para conter o avanço da disseminação do vírus. No Brasil, são mais de 4.8 milhões de crianças e adolescentes sem internet em casa, ou 17% do total entre quem tem de 9 e 17 anos, segundo a Unicef. Sem essas ferramentas para buscar conteúdo.

Vinícius Calmon, Secretário de Organização da Juventude do (PT) de Salvador, de 22 anos, falou com a nossa equipe sobre a palavra de resistência dos estudantes.
“A palavra estudante e a palavra resistência se confundem durante a história. Em tempos de Pandemia onde a evasão escolar aumentou, precisamos além de parabenizar os estudantes, pensar políticas públicas que deem segurança para que essa galera conclua os estudos e além de se capacitar se forme para sociedade”, disse.
O vereador Suíca, publicou em suas redes sociais, uma reflexão sobre os desafios do ensino durante a maior crise sanitária da história do país. O edil petista salienta ser nítida a desigualdade social entre a rede privada e pública.
“O dia 11 de agosto é o Dia do Estudante, mas hoje é importante fazermos uma reflexão sobre os desafios do ensino durante a pandemia. Esse momento deflagrou a diferença nítida acerca das desigualdades sociais, pois, enquanto as redes privadas seguiram criando estratégias para dar continuidade ao processo educacional, através do ensino remoto, as redes públicas praticamente ficaram paralisadas sem oferecer o suporte educacional adequado a milhares de jovens e crianças.

O retorno às aulas presenciais permanece sem êxito, demonstrando claramente a falta de políticas públicas educacionais bem elaboradas para acolher esses alunos. Estamos perdendo nossos jovens e nada está sendo feito para recuperá-los. Educação é prioridade e precisa ser tratada com responsabilidade”, frisa o parlamentar petista.

Fonte: Pernambués Agora