Data de Hoje
22 September 2021
Foto: Reprodução

Nove estados da Bahia estão estado de emergência por conta da seca

Foi decretado estado de emergência em pelo menos nove municípios da Bahia por conta da estiagem, nos últimos três meses do ano passado e do excesso de chuva em janeiro, seguido por 38 dias de seca em fevereiro. De acordo com o jornal A Tarde, os trabalhadores tiveram uma quebra de safra de 33% na cultura da soja e 39% na safra do milho, o que ocasiona a redução no valor bruto de produção de, aproximadamente, R$ 2 bilhões na produção agrícola.

Este foi o diagnóstico apresentado ao governo baiano pelas associações de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e dos Produtores de Algodão (Abapa), além dos sindicatos dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães e de Barreiras.

Ainda segundo a reportagem, os produtores agora são obrigados a enfrentar as barreiras climáticas para a efetivação de negócios no mercado externo. Com o reconhecimento do estado de emergência, será possível permitir aos agricultores renegociar débitos nas instituições financeiras. A maioria tem dívidas que começam a vencer a partir de 30 de abril.

Os produtores ainda querem ajuda do Estado para outros dois assuntos: evitar que a nova norma da Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia dificulte que os produtores tenham acesso a crédito nas instituições financeiras e intermediar marcação de audiência com a presidente do Ibama para efetuar o desembargo de milhares de hectares na região.

Click Notícias

Facebook Comments