Data de Hoje
29 March 2024

Novo Wi-Fi cria conexão inteligente entre gadgets sem precisar de Internet

A tecnologia Wi-Fi pode ganhar uma atualização em breve que permitirá que gadgets se conectem sem necessidade de Internet. Chamado de Wi-Fi Aware, o recurso inteligente foi criado pela Wi-Fi Alliance, associação de pesquisas sem fins lucrativos, e promete um serviço personalizado de transmissão de dados entre aparelhos. A novidade é resultado de três anos de pesquisa e promete impulsionar a Internet das Coisas.

O que é o Wi-Fi Aware?

O Aware é uma tecnologia inteligente que permite que diferentes dispositivos consigam se localizar e se comunicar entre si. Esse processo acontecerá via aplicativos e possibilitará transmissão de arquivos sem que seja preciso usar planos de dados ou uma conexão à Internet. Será mais ou menos como acontece com Bluetooth ou NFC, porém de uma maneira otimizada, já que o usuário terá acesso a informações selecionadas de acordo com o seu perfil. O objetivo é fazer com que pessoas que estejam em uma região próxima possam se localizar e usar isso para dar dicas, descobrir novos serviços, compartilhar arquivos, disputar partidas de jogos multiplayer e muito mais.

Como o Wi-Fi Aware funcionará?

Para funcionar o Wi-Fi Aware vai estudar o seu perfil de usuário. A partir dos sites e páginas que você acessa ele selecionará informações que possam ser interessantes. Por exemplo: se o usuário interagir muito com uma página de uma loja no Facebook, o Wi-Fi emitirá alertas quando estiver perto dela. O usuário poderá definir se deseja ligar o recurso no seu dispositivo nas configurações de privacidade.

Smartphones, tablets e diversos outros produtos eletrônicos podem se beneficiar do novo recurso. Segundo Edgar Figueroa, presidente e CEO da Wi-Fi Alliance, o objetivo da tecnologia é deixar a experiência do usuário ainda melhor com conexões sem fio, fazendo com que ela seja cada vez mais completa.