Data de Hoje
23 July 2021

O que acontece no nosso corpo quando sentimos frio?

Além da contração dos músculos e das artérias, no inverno fica mais fácil contrair doenças virais e bacterianas

É fácil perceber que o corpo reage ao frio. Aparecem dores há muito esquecidas, os músculos parecem sempre tensos, e a preguiça chega com força total. Fica muito difícil sair da cama de manhã, ainda mais em dias com sensação térmica de apenas um dígito. Todo mundo parece ficar doente ao mesmo tempo. O Metrópoles conversou com alguns médicos para descobrir o que, de fato, se passa com o corpo durante o inverno.

O clínico geral Marcos Pontes, do Hospital Santa Lúcia, explica: “O organismo tem que se repensar para sobreviver às condições diferentes”. Feito para temperaturas amenas, o corpo sofre mesmo com as baixas temperaturas. Para manter o calor, os músculos se contraem, as glândulas sudoríparas liberam menos suor. As vias respiratórias, também acostumadas com a umidade, ficam secas e irritadas. Sem muita perda de água, não se sente sede.

A falta de hidratação é um problema recorrente durante o inverno: a reposição não costuma ser suficiente e não é só a pele que sofre. Os rins, responsáveis por excretar toxinas, também não conseguem funcionar da maneira correta. Sofrem também os olhos, os pulmões, as articulações… E como há uma tendência a aglomerar

 

 

Facebook Comments