Data de Hoje
24 April 2024

Obras de requalificação da Lapa estão 40% concluídas

Reforma Nova Lapa- Agecom- Evilânia Sena- 02.06.15 (1)

Fotos: Divulgação / Agecom

O secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, vistoriou na manhã desta quarta-feira (03) as obras na Estação de Transbordo Clériston Andrade, a Lapa. Iniciadas em 13 de fevereiro deste ano, o consórcio Nova Lapa vem realizando diversas intervenções no local, com investimento de R$ 13 milhões. Na vistoria foram verificados avanços em diversos setores da reforma, que já estão 40% concluídas. As antigas escadas rolantes que não estavam em funcionamento estão sendo desmontadas e serão totalmente removidas até o final deste mês. Os novos equipamentos chegam em agosto e a instalação será concluída até outubro.

Os sanitários já foram completamente reformados. Ocorreu a troca de louças danificadas, instalação de papeleiras, saboneteiras, espelhos e secadores de mãos. As lajes estão sendo impermeabilizadas e este serviço será concluído até o início do mês de agosto. O sistema hidráulico já foi totalmente revitalizado. Os elevadores para pessoas com deficiência e para carga já foram adquiridos e até o mês de dezembro estarão em perfeito funcionamento para atender à população. As novas lojas da estação já passaram por obras de alvenaria e estrutura metálica completa. Até o mês de setembro, estarão prontas para serem utilizadas. Os sistemas de drenagem foram todos desobstruídos e novas instalações começam a ser colocadas em julho.

Reforma Nova Lapa- Agecom- Evilânia Sena- 02.06.15 (3)

Além disso, as pintura das paredes internas do terminal, bem como dos pilares, plataformas do subsolo e coberturas dos abrigos de ônibus já foram finalizadas. Porém um novo serviço de pintura mais aperfeiçoado acontecerá antes da entrega final da estação, prevista para fevereiro de 2016. A construção da nova subestação está em andamento e a primeira etapa será concluída neste mês de junho. A segunda etapa, que envolve a parte elétrica, ficará pronta até o final do ano.

O secretário Fábio Mota se mostrou satisfeito com o andamento das obras. “Não estamos nem na metade do prazo estabelecido em contrato e mais de 40% das obras já estão avançadas. Tudo está seguindo o cronograma projetado. A estação já está com outra cara, tanto no aspecto de limpeza quanto de manutenção. Em fevereiro, entregaremos à população de Salvador uma estação moderna, funcional e será a terceira estação mais acessível do país, condizente com a terceira maior capital do Brasil”, declara Mota.

A Nova Lapa é atualmente a responsável por toda a operação da estação, desde os funcionários, limpeza, manutenção, ordenamento, segurança privada, excluindo da Prefeitura a despesa mensal de R$ 350 mil. O contrato tem validade de 35 anos e engloba ainda a construção de um shopping center que, ao final do prazo estabelecido, passa a ser patrimônio municipal.

Reforma Nova Lapa- Agecom- Evilânia Sena- 02.06.15 (8)