Data de Hoje
24 April 2024
Obra do Rio Vermelho/ Foto reprodução

Obras de revitalização do Rio Vermelho são alvo de vistoria nesta terça-feira (5)

Um dos principais e mais conhecidos trechos de orla da cidade, as obras de revitalização do Rio Vermelho e da área do antigo Mercado do Peixe foram alvo de vistoria realizada pelo prefeito ACM Neto, gestores municipais, técnicos e do arquiteto Sidney Quintela nesta terça-feira (5), com avaliação positiva quanto ao cumprimento do cronograma. A previsão é de que o trecho 1, que engloba desde a Praia da Paciência até o Largo de Santana, e parte do trecho 2, entre os largos de Santana e Mariquita, assim como a área do antigo mercado sejam entregues no próximo dia 29 e sejam uma atração especial para a Festa de Iemanjá deste ano. Os projetos foram desenvolvidos pela empresa SQ+ Arquitetos Associados, sob a coordenação da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

Primeiro ponto a ser avaliado, a Praça Caramuru, localizada na área do antigo Mercado do Peixe, está com 90% das obras concluídas, de acordo com a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), pasta responsável pela execução. Com investimento de R$3,2 milhões, o novo local contará com estacionamentos, toldos para restaurantes, paisagismo, iluminação, ampliação do calçadão e maior vista para o mar e dentre outras melhorias. A intenção é recuperar um ponto estratégico conhecido na cidade pela riqueza natural e cultural, além de criar mais espaços para que as famílias possam frequentar ainda mais o ambiente.

Em seguida, foram vistoriadas as obras de revitalização da orla, com foco no Largo da Mariquita, Praça Colombo, Rua Borges dos Reis, Colônia de Pescadores Z-1, Largo de Santana e Rua da Paciência. De acordo com a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), cerca de 92% das obras do trecho 1 já estão concluídas. As intervenções no trecho 2 foram antecipadas e devem ser finalizadas completamente em março. Dentre as ações que estão sendo realizadas estão nova pavimentação, iluminação e paisagismo, além de implantação de piso compartilhado e de galerias subterrâneas de serviços de energia e telecomunicações. O investimento total nos três trechos, incluindo as ruas da Paciência e a Avenida Oceânica, é de R$44 milhões.

Agecom