Data de Hoje
23 April 2024

Obras do BRT terão início nesta quinta-feira com festa de aniversário para Salvador

A Prefeitura preparou uma grande festa para celebrar os 469 anos de Salvador, comemorados nesta quinta-feira, dia 29 de março, com direito a bolo. Além disso, o prefeito ACM Neto vai dar início às obras de implantação dos corredores exclusivos do BRT, uma das principais intervenções na mobilidade e no transporte público da cidade. A solenidade começa às 9h, no canteiro central da Avenida Antonio Carlos Magalhães, na região próxima ao Parque da Cidade. A imprensa poderá estacionar no próprio parque, local de onde ônibus irão levar os jornalistas até a área do evento.

O primeiro trecho dos corredores do BRT vai ligar a região do Parque da Cidade à estação de integração do metrô na área da rodoviária e Shopping da Bahia. O Consórcio BRT Salvador já deu início aos preparativos para o início das obras, com colocação de tapumes. Na solenidade desta quinta, a Prefeitura vai detalhar as primeiras intervenções no trânsito e explicar passo a passo o andamento das obras nesta primeira etapa, fruto de um investimento de R$ 212.781.070,50, oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. Cerca de 700 empregos diretos serão gerados.

Com o novo modal, a cidade vai dar mais um grande salto na área de mobilidade. Isso porque a obra vai possibilitar a criação de linhas exclusivas, em corredores de tráfego próprios e segregado das demais vias, que vão reduzir o tempo do soteropolitano no trânsito e melhorar a mobilidade em regiões críticas. O sistema será integrado ao metrô. Este primeiro trecho terá 2,9km de extensão. O BRT terá capacidade de beneficiar 31 mil pessoas por hora, em horários de pico. Os veículos utilizados pelo sistema serão do tipo ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23 metros, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. Os tempos de percurso serão significativamente reduzidos se comparados aos atuais níveis de operação.

As intervenções ainda envolvem a construção de três viadutos, sendo um no sentido Parque da Cidade/Lucaia, outro na direção Parque da Cidade/Iguatemi e mais um no Iguatemi, perto do viaduto Raul Seixas. No Cidadela e na região do Hiper, serão erguidos elevados paralelos para a implantação das estações em cada um desses locais.