Data de Hoje
27 September 2021

OCDE indica ritmo mais fraco de crescimento do Brasil

indice-grafico-17-size-598

Para os 34 países membros da OCDE, índice permaneceu inalterado em 100,6 pontos (Ivan Mikhaylov/Hemera/Getty Images)

Os indicadores antecedentes do crescimento econômico continuaram a indicar em abril que o ritmo de expansão está se enfraquecendo em boa parte das grandes economias emergentes, de acordo com informações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O resultado do Brasil caiu para 98,5 pontos em abril, ante 98,6 pontos em março, e da Rússia recuou para 99,2 pontos, de 99,3 pontos.

Os dados da China e da Índia ficaram estáveis em 98,6 pontos e 97,9 pontos em abril, respectivamente. Os números das quatro economias ficaram abaixo da marca de 100 pontos, o que indica que o crescimento econômico deve ficar abaixo da taxa de tendência.

Os indicadores antecedentes "continuam a sugerir que o ritmo de crescimento está enfraquecendo na maioria das grandes economias emergentes", informou a organização. "Para a OCDE como um todo, e para os EUA, os indicadores sinalizam ímpeto estável de crescimento."

O dado para 34 membros da OCDE permaneceu inalterado em 100,6 pontos em abril e ficou estável para os EUA (100,5), o Reino Unido (101,1) e a França (100,3). Os indicadores antecedentes para a Alemanha, o Canadá e Japão recuaram, embora a OCDE tenha dito que, para o país oriental, a "interrupção no seu ritmo de crescimento" pode estar relacionada a um aumento no imposto sobre vendas. Todos permaneceram acima de 100 pontos.

O resultado da Itália voltou a subir, de 101,4 pontos para 101,6 pontos, e agora aponta para uma "mudança positiva no ímpeto". Isso apoiou a leitura para a zona euro como um todo, que também sinalizou uma recuperação em crescimento. Os indicadores antecedentes do bloco ficaram em 101,1.

Os indicadores antecedentes da OCDE têm como objetivo fornecer mostrar pontos de viragem entre a expansão e desaceleração da atividade econômica e são baseados em uma ampla variedade de dados que têm um histórico de sinalização de mudanças na atividade econômica.

Facebook Comments