Data de Hoje
22 June 2024
Foto Reprodução

Olimpíadas em Salvador terá portais de segurança e efetivo de 3,5 mil homens

O estádio da Arena Fonte Nova, em Salvador está se preparando para sediar os jogos de futebol das Olimpíadas entre os dia 4 a 13 de agosto. A capital baiana irá receber as seleções de futebol do Brasil, México, Fiji, Alemanha, Coréia, Japão, Suécia e Dinamarca. Para garantir a segurança da população e turistas, além do aumento do efetivo, os portais de segurança, com detectores de metal, nos moldes do carnaval, serão usados, pela primeira vez, num evento esportivo internacional em Salvador

Durante os jogos na capital, a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) utilizará 3.531 homens e mulheres, entre profissionais da Polícia Militar (2.635), Corpo de Bombeiros (518), Polícia Civil (215) e Departamento de Polícia Técnica (163).

Conforme o coordenador das ações de segurança dos Jogos Olímpicos em Salvador, coronel PM Marcos Oliveira, em relação à segurança pública, a intenção é reeditar o trabalho executado durante a Copa do Mundo em 2014 e na Copa das Confederações, em 2013.

Detectores de metal – Entre as novidades, Oliveira antecipou que haverá revistas minuciosas. Para isso, os portais de segurança com detectores de metal, já utilizados no Carnaval, serão usados, pela primeira vez, num evento esportivo internacional em Salvador. “Estamos fazendo algumas adequações necessárias. O nível de segurança subiu. Com o planejamento feito, pretendemos proporcionar a quem vai assistir aos jogos um evento pacífico e seguro. Os policiais farão revista minuciosa de todos os torcedores que tiverem acesso à Arena Fonte Nova”, reforçou.

Além dos policiais e portais instalados nas vias de acessos ao estádio, haverá reforços tecnológicos, como unidade móvel do Centro Integrado de Comando e Controle.

Seleções – Quatro das oito equipes da primeira fase da competição, que jogarão em Salvador, começam a desembarcar, no aeroporto internacional da capital baiana, a partir da madrugada do dia 27 de julho com a chegada dos fijanos. No mesmo dia, está previsto também o desembarque dos coreanos e, no dia 31, chegam os jogadores de futebol mexicanos e os alemães. As outras quatro equipes – Brasil, Dinamarca, Japão e Suécia – ainda não definiram a data de desembarque em Salvador.

Orientações – Entre as recomendações feitas aos torcedores, o coronel Oliveira orienta que os torcedores não comprem ingressos comercializados por cambistas. “Eles [os cambistas] estarão sendo monitorados de perto pelo nosso serviço de inteligência, Polícia Civil e pela equipe de proteção às marcas, que é uma equipe mista, multitarefa, composta pelos três níveis de segurança”.

Por SECOM