Data de Hoje
24 April 2024
Foto: Reprodução

OMS investiga caso de transmissão do zika por contato sexual

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira, 25, que está investigando um caso de transmissão do zika vírus por contato sexual. “O zika já foi isolado em sêmem humano, e já foi descrito um possível caso de transmissão sexual de pessoa-para-pessoa”, afirmou um comunicado da entidade.

Apesar da evidência, a OMS afirmou que ainda é necessária mais investigação para confirmar a transmissão por contato sexual. Por enquanto, a única forma de transmissão confirmada é pelo mosquito Aedes Aegypti.

Em maio de 2011, um estudo publicado na revista científica “Emerging Infectious Diseases” relatou o caso de um cientista americano que viajou para o Senegal e desenvolveu os sintomas do zika após voltar para o EUA. Logo depois sua esposa, que não deixou os EUA, também foi infectada pela doença.

Esse caso levantou a hipótese da transmissão por via sexual. Mas a OMS não informou se a investigação atual tem relação com essa ocorrência.

A OMS diz que o zika já está presente em 21 países e deve se espalhar todos os países das Américas, com exceção do Canadá e Chile.

Por A Tarde