Data de Hoje
19 April 2024
Foto Reprodução

Operação Hashtag: Polícia Federal prende último suposto terrorista alvo da operação

A Polícia Federal e a Polícia Militar do Mato Grosso, prendeu no último domingo (24), o décimo segundo terrorista da operação Hashtag. Leonid el Kadre de Melo, de 32 anos, estava foragido e foi capturado na cidade de Comodoro, em Mato Grosso.

Ele foi encontrado pela PM do Mato grosso da cidade que fica a 656 km de Cuiabá, e não e entregou à polícia. . Ele vai ser ouvido e depois encaminhado a um presídio federal. Leonid mora em Vilas Bela da Santtíssima Trindade (MT). Ele já havia cumprido pena de 18 anos e oito meses de prisão por homicídio e roubos qualificados. Em seu perfil no Facebook, ele diz que é mecânico.

Os supostos terroristas são acusados de planejar ações para sabotar e executar curante as Olimpíadas do Rio. A Operação Hashtag, deflagrada pela PF na quinta-feira, tem como objetivo investigar a integração/promoção de indivíduos brasileiros na organização terrorista Estado Islâmico.

Autorizadas por juízo, foram feitas quebra de sigilo telefônico e de dados. Daí, foi constatada a tentativa de organização do grupo para promover terror durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Os indivíduos se contatavam em sua maioria por redes sociais, Telegram e outros modos de comunicação virtual, onde também divulgavam idéias extremistas e de perseguição racista, religiosa e de gênero.

Nas investigações ficou provado que alguns indivíduos já tinham realizado o batismo (bayat), juramento de fidelidade exigido pela organização terrorista para o acolhimento de novos membros.

Por Click Notícias