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26 September 2021

Operadoras escondem opção de cancelamento automático

Quem tentou nesta terça (8)  pode até ter conseguido cancelar automaticamente (sem passar por um atendente) um serviço de telefonia fixa ou celular, TV por assinatura ou de acesso à internet através de um site ou do telefone.

Porém, o caminho não foi tão fácil quanto se imaginava. Isto porque as operadoras encontraram um ‘jeitinho’ de esconder esta opção, que é obrigatória pela nova regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que começou a vigorar ontem.  

A Anatel informou que no primeiro dia não houve nenhum registro de queixas relacionadas às novas determinações. Porém, o consumidor ainda vai precisar ter mais um pouquinho de paciência até cancelar o contrato com apenas o toque de um botão.

CORREIO fez o caminho das pedras e acessou o site das operadoras Vivo, Oi, TIM e Claro, além da GVT, Net e Sky e também ligou para a Central de Atendimento ao Cliente das operadoras. Todas elas já apresentam no menu do atendimento via telefone, a opção de cancelamento automático.

Mas o cliente vai ter que esperar até a última opção se quiser cancelar o serviço, pois o cancelamento está lá no final da fila. Na Vivo ainda é possível ouvir uma mensagem em que a empresa diz estar fazendo esforços para cumprir as determinações da Anatel até que, finalmente, se possa discar a opção desejada, a do cancelamento.

A maior dificuldade foi encontrar o cancelamento automático via web. Na central de atendimento da TIM na internet não consta nenhuma opção que leve ao cancelamento automático. Procurada pela reportagem, a TIM apenas informou que “o pedido de cancelamento de serviços está disponível no menu de atendimento do call center da TIM”.

A Anatel determina no Art. 21 que o atendimento por internet deve ser disponibilizado na página da prestadora, por meio de espaço reservado ao consumidor, mediante inserção de login e senha. Fazer o cancelamento pela página da Claro é mais uma saga. Após acessar a página principal, o cliente deve ir em Atendimento.

Até aí, tudo bem. Em mais opções, item presente na aba de cada produto, o consumidor também não vai encontrar fácil o que se procura. Somente no serviço telefone fixo é que irá aparecer cancelamento de linha, lá no final da página e em mais uma aba de nome Outras Opções.

Para serviços de telefonia celular, internet e TV, se a opção de cancelamento existe no portal da Claro, o CORREIO não viu. A operadora foi procurada para comentar, mas não retornou o contato até o fechamento desta edição.

Segundo a Anatel, os fiscais  trabalham para verificar se as obrigações estão sendo cumpridas pelas prestadoras. Estes procedimentos incluem, entre outros pontos, testes de funcionamento dos sistemas e inspeções nos call centers e postos de venda.

Todos os possíveis descumprimentos das novas regras poderão motivar processos administrativos contra as empresas. A depender da extensão e da gravidade da infração constatada pela Anatel, as sanções podem ir desde uma advertência até uma multa de R$ 50 milhões para cada item descumprido. 

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