Data de Hoje
28 March 2024
Foto: Mara Silvany

Oposicionistas de Neto opinam sobre desvio de R$ 75 milhões da saúde municipal

A polêmica em torno do desvio de R$ 75 milhões da saúde municipal continua. Na semana anterior, veiculamos no Click Notícias diversas matérias relacionadas ao escândalo onde o Instituto Médico Cardiológico da Bahia (IMCB), administrador das UPAs de San Martin, Periperi e São Cristovão, estar sendo investigado pela Polícia Federal, por esquema criminoso de desvios de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS). O instituto se relacionava com ao menos 15 empresas verdadeiras e fantasmas, todas registradas em nome de laranjas.

Em entrevista, os vereadores de oposição na Câmara Municipal Silvio Humberto (PSB) e Vânia Galvão (PT) deram opiniões sobre o fato. Confira a seguir:

Vânia Galvão: “É bom que a sociedade que coloca esse prefeito como o melhor do Brasil saiba desse desvio”.

Foto: Mara Silvany/ Click Notícias

Foto: Mara Silvany/ Click Notícias

Click Notícias: Qual seu parecer sobre esse escândalo?

Vânia Galvão: A situação da saúde aqui em Salvador é extremamente séria. Em geral é isso, você circula pelos bairros e as reclamações são as mesmas: não tem médicos, não tem remédios, equipes de Saúde da Família incompletas… então isso é uma reclamação constante. Já tivemos um caso de desvio de recursos na Secretária Municipal de Saúde, foi verificado e constatado, mas não sabemos ao certo qual foi o encaminhamento dado pela Prefeitura. Então, isso nós não estranhamos. É necessário que se apure efetivamente, porque não dá para a gente presenciar esse tipo de coisa no âmbito do município e em nenhuma gestão pública, e principalmente a verbas destinadas a área da saúde.

CN: Como a Câmara de Vereadores irá intervir no caso? Há possibilidades do dinheiro ser revertido?

VG: Hoje durante a sessão [na Câmara] iríamos abordar sobre o fato, mas ela foi suspensa. Nós da bancada de oposição vamos discutir juntos, e se for o caso, solicitar instalação de uma comissão especial de investigação para apurar esse fato. Eu acho que isso é essencial que seja feito, embora eu acredito que ela não seja aprovada, pois eles [bancada do governo] são a maioria aqui na Casa, e não vão aprovar uma comissão que investigue as contas do prefeito. Agora é bom que a sociedade que coloca esse prefeito como o melhor do Brasil, como eles mesmos dizem, saiba que os problemas estão acontecendo: são desvios na área da educação, desvios na merenda escolar. Isso tudo já foi noticiado pela imprensa, mas, infelizmente, as pessoas acham que está tudo bem, mas não está.

Silvio Humberto: “Esse não é o primeiro caso dentro da administração pública municipal”

Foto: Mara Silvany/ Click Notícias

Foto: Mara Silvany/ Click Notícias

Click Notícias: Qual seu parecer sobre esse escândalo?

Silvio Humberto: Primeiro tem um problema com a fiscalização, porque esse não é o primeiro caso dentro da administração pública municipal. Nós tivemos o caso da Secretária de Ação Social e Combate a Pobreza, e o caso do ex-secretário de administração. Então, temos ver quais são os elementos que garantem a fiscalização do dinheiro público, porque esse tem que ser preservado. O Ministério Público que cabe essa investigação e a Polícia Federal que fez o seu papel. Agora você começa a entender o porquê das coisas não estarem fluindo, pois tem uma torneira aberta e o dinheiro é desviado. Se você terceiriza e não faz a fiscalização acompanhando os contratos, dá nesse processo que, infelizmente, quem sofre com isso é o povo. Cabe, além da investigação, apurar e punir quem são os culpados.

CN: Como a Câmara de Vereadores irá intervir no caso? Há possibilidades do dinheiro ser revertido?

SH: O que a Câmara de Vereadores tem de fazer, entre outras coisas, é acionar a Comissão de Saúde que tem o papel de investigar, qualquer vereador pode fazer isso e a comissão deve procurar ouvir o secretário para saber quais medidas que a Secretaria de Saúde adotou para mitigar esses efeitos. O nosso papel [vereador] é de fiscalizar esses casos.

Por Felipe Freaza/ Click Notíciais