Data de Hoje
24 October 2021

Orla de Salvador vai ganhar quiosques

Trecho entre Piatã e Itapuã abrigará os primeiros 17 equipamentos à beira-mar

Quem andou ontem por Piatã e Itapuã percebeu um novo equipamento sendo implantado nestes trechos da orla marítima. “Não faço idéia do que seja!”, exclamou a estudante Ana Cristina Silva, 18, ao ser abordado sobre os quiosques que compõem o novo mobiliário urbano da beira mar de Salvador. “Se for incrementar o lazer do baiano é bem vindo”, disse ao tomar conhecimento do que se tratava. Inicialmente estão sendo instalados 17 quiosques entre essas duas praias, mas no total serão 100 equipamentos por toda a orla da capital baiana.      

Conforme a prefeitura, os primeiros beneficiados serão os trechos de Itapuã e Piatã, seguidos pelo Jardim de Alah, que estão previstos para serem entregues completamente requalificados em outubro. Os demais serão instalados em seguida nos trechos da Barra, Rio Vermelho (antigo Mercado do Peixe), Ribeira, Tubarão e São Tomé de Paripe.

“Pra mim é um objeto desconhecido!”, exclamou Antonio Moraes, 19, técnico em informática. “Essa praça aqui podia ter uma mini rampa para uma variedade de jovens que praticam esportes como skate, patins, bike bmx, proporcionando uma positividade na área, uma melhora, um avanço diferente. Pra mim isto aí vai ser uma motivação da cultura inútil, com muito pagode, muitas pessoas que se drogam no álcool mesmo, e confusão. Não vai adiantar de nada. A praça com equipamentos esportivos seria uma melhor solução”, opinou.     

Os quiosques serão gerenciados pelas três empresas vencedoras da licitação municipal realizada no ano passado para exploração dos equipamentos. As empresas pagarão no total R$ 5,2 milhões de outorga ao Município, com prazo de concessão de 15 anos. São elas:

Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria, Holz Engenharia e o consórcio RPH Engenharia e Lazer Salvador Empreendimentos

“Ainda não dá para dizer se vai ficar legal ou não porque só estamos vendo a estrutura básica. Talvez quando estiver finalizado, definido, agrade a todos, mas por enquanto é esperar o quiosque ganhar forma definitiva pra ver se vai ficar confortável, se terá opções de bebidas e comidas, enfim, o que trará de bom para educar essa gente”, comentou a professora Valéria Assis, 39, ao deixar a praia de Piatã.   

Os quiosques possuem três tamanhos – 30m², 50m² e 100m², são feitos de madeira e alvenaria e contam também com mesa, cadeiras e sombreiro. A Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) é responsável pela licitação de acompanhamento do projeto e instalação dos quiosques. O mobiliário segue as recomendações do projeto arquitetônico da SQ+ Arquitetos Associados, do arquiteto Sidney Quintela, sob a coordenação da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).

Por Nelson Rocha
Facebook Comments