Data de Hoje
27 April 2024
Foto: Agecom

Painéis de mensagens da Transalvador são instalados na Paralela e Bonocô

Dois painéis de mensagens da Transalvador, parte do novo sistema de sinaleiras inteligentes, foram instalados na Av. Mário Leal Ferreira (Bonocô), sentido BR-324, e na Av. Luiz Viana (Paralela), sentido Rodoviária. Os painéis medem 6m de largura por 1,9m de altura, e terão informações do trânsito em tempo real, como acidentes e obras, além de mensagens educativas para a população. Os equipamentos estão funcionando em caráter de teste.
Já o primeiro conjunto de sinaleiras inteligentes da cidade, mais um instrumento tecnológico a serviço do trânsito, começará a funcionar na Praça João Mangabeira (Rótula dos Barris), em fase de testes, ainda em setembro, com 13 semáforos e dois controladores. A expectativa é de melhoria para a travessia de pedestres, no tráfego da saída da Estação da Lapa, no fluxo de veículos para a Av. Centenário e para a região do Dique do Tororó.
Quando completo, o novo equipamento envolverá 45 cruzamentos, com 26 equipamentos de controle dos tempos de cerca de 90 sinaleiras. A rede vai da região dos Barris até a Av. Luiz Viana (Paralela), passando por importantes corredores, como as avenidas Anita Garibaldi e ACM, na região do Shopping da Bahia.
Tecnologia – Apesar da tecnologia empregada, a atuação humana é necessária no dia a dia. O sistema leva em consideração medições prévias e a realidade do momento, como um acidente e um congestionamento atípico, assimilando os comandos dos operadores e projetando mudanças automáticas em casos semelhantes. O controle será feito no Núcleo de Operação Assistida (NOA), que receberá a nova ferramenta. Técnicos da área explicam que os semáforos de Salvador funcionam hoje com programações previamente estabelecidas, pouco variáveis, aplicadas por faixas de horário, o que torna a sincronia entre eles falha e imprecisa.
Click Notícias