Data de Hoje
29 April 2024
Foto: Divulgação/CBF Por: Metro1

Panamá, França e Jamaica: conheça as adversárias da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina

Foi dada a largada para a Copa do Mundo Feminina 2023, sediada por Austrália e Nova Zelândia, nesta quarta-feira (20). A quatro dias da estreia, a Seleção Brasileira segue nos treinamentos, em Brisbane, de olho nos três primeiros jogos da fase de grupos. Panamá, França e Jamaica serão as rivais do Brasil nesta etapa do Mundial.

Panamá

Com a estreia marcada para a próxima segunda-feira (24), a Seleção Brasileira terá o Panamá como o primeiro adversário. A equipe comandada pelo mexicano Nacho Quintana chega à Copa do Mundo apresentando sua melhor campanha.

Após vencer o Paraguai por 1 x 0 na repescagem, Las Canaleras conquistaram uma classificação histórica e participarão da competição pela primeira vez. Na última sexta-feira (14), porém, a seleção centro-americana foi goleada pelo Japão, por 5 x 0, em amistoso.

O Panamá traz um forte nome para o Mundial: Marta Cox. A meio-campista, de 26 anos, defende a seleção desde os 14 e foi a responsável por marcar gols decisivos na classificação para o Mundial 2023 na repescagem. Atualmente, Cox atua no Pachuca, equipe que disputa a liga mexicana.

França

Brasil e França já são conhecidas em copas do mundo. Em 2019, a Seleção Brasileira foi eliminada após perder por 2 x 1 nas oitavas de final para as europeias – que fazem a quinta participação em mundiais. Este ano, a Canarinho está determinada a conquistar a vitória contra a equipe comandada pelo técnico Hervé Renard no segundo jogo da fase de grupos. A França é a quinta colocada no ranking da Fifa.

Destaque da seleção, Wendie Renard chega para sua quarta copa. Em fevereiro, a zagueira chegou a anunciar a aposentadoria, com críticas à organização da equipe – então comandada por Corinne Diacre. A capitã de 32 anos, no entanto, voltou atrás após a demissão da treinadora. Ela é a sétima maior artilheira da seleção francesa, com 34 gols marcados, e acumula 32 títulos como profissional. Atualmente, a craque defende o Olympique de Lyonnais.

Jamaica

No último Mundial, o primeiro duelo da Canarinho foi contra a Jamaica, que não passou da fase de grupos após três derrotas. As brasileiras bateram as caribenhas por 3 x 0, com gols de Cristiane na estreia; em seguida, a seleção jamaicana foi goleada pela Itália por 5 x 0; e perdeu para a Austrália, por 4 x 1, para concretizar a eliminação na fase de grupos.

A equipe chegou a ser “dissolvida” em 2010 depois de não conseguir a classificação para a Copa do Mundo de 2003 e para o Torneio Olímpico dos Jogos de Pequim, em 2008. No entanto, quatro anos depois, a seleção ressurgiu e, em 2017, voltou ao ranking da Fifa.

Khadija Shaw é o destaque da equipe liderada pelo treinador Lorne Donaldson. A atacante de 26 anos tem 14 gols pela seleção e chega à Copa do Mundo para ajudar as jamaicanas na segunda participação em mundiais. Pelo Manchester City, seu atual clube, a jogadora tem 31 gols marcados nesta temporada.

Agenda

A Seleção Brasileira enfrenta o Panamá na segunda, às 8h (horário de Brasília), em Adelaide. No dia 29, sábado, o Brasil encara a França, às 7h (horário de Brasília), em Brisbane. Por fim, encerra a fase de grupos em Melbourne, no dia 2 de agosto, às 7h (horário de Brasília), contra a Jamaica.