Data de Hoje
27 February 2021

Pão novo e crocante: 3 dicas para deixar pão dormido fresquinho e macio

O pão de sal, conhecido como pão francês, que de francês não tem nada, é a paixão do brasileiro. Dificilmente não é encontrado na mesa de café da manhã do brasileiro o tal pão. Uma das exigências de consumo, é que ele esteja fresquinho, feito no dia. Mas não é todo mundo que tem tempo para comprar o pão feito na hora. E comer ele depois não é muito bom, pois perde toda crocância e maciez.

Quem não adora um pão fresquinho, recém-saído do forno, macio por dentro e crocante por fora? Só de ler já dá água na boca, né? No entanto, esse tipo de pão pode logo ficar murcho e sem graça. Apesar de existirem receitas deliciosas para reaproveitar o pão dormido, como pudim de pão, nhoque e até pizza, às vezes tudo que a gente quer é comer um pão fresco.

Por isso, você vai aprender agora como deixar o pão fresquinho, macio por dentro, crocante por fora e quentinho, como se tivesse acabado de sair do forno da padaria. Confira!

1) No forno: Água para deixar o pão dormido fresquinho novamente

  • Use água. A água ajuda a deixar o pão bem fresquinho! Molhe suas mãos na água e vá passando por todo o pão. Respingue algumas gotas nele.
  • Depois, coloque o pão úmido em uma assadeira e leve ao forno por, aproximadamente, 10 minutos.
  • Esse truque deve ser utilizado apenas quando a casca do pão estiver dura! Do contrário, o seu pão ficará molhado demais!

Mas fique sabendo: os pães que são requentados no forno precisam ser consumidos imediatamente, porque logo voltam a ficar duros.

2) Usando o micro-ondas

Corte o pão em fatias para comer na hora. O micro-ondas deixa-o macio, mas os resultados não são perfeitos. Em poucos minutos, o pão costuma ficar emborrachado e ainda mais duro do que antes. Este é o Método mais rápido, mas é melhor usá-lo apenas para fazer um lanchinho na hora.

Envolva-o em uma folha de papel-toalha úmida. Umedeça um pouco uma folha de papel- toalha branca e a enrole em volta do pão. Ela adiciona mais umidade e retém o vapor no pão para mantê-lo macio.

Aqueça-o em intervalos de dez segundos. Dependendo da potência do micro-ondas, o pão pode ficar pronto em dez segundos. Caso contrário, tente de novo, verificando com frequência.

 

3) Usando vapor

Ferva água em uma panela. Coloque uma camada rasa de água em uma panela. Aqueça-a em fogo alto até que a água comece a ferver e depois retire a panela do fogo.

  • Se você não tiver um cesto de cozimento a vapor, é preciso arrumar um escorredor que possa ser colocado em cima da panela e uma tampa que caiba em cima dele.
  • Tal Método adiciona menos calor do que o forno, mas mais umidade. A umidade adicional é mais útil quando o pão estiver muito velho e duro ou se tiver ficado fora da embalagem.

Coloque o pão amanhecido no cesto de cozimento a vapor. Coloque o cesto na panela específica e cubra-o com uma tampa.

Deixe a tampa até o pão ficar macio. Deixe o vapor amolecer o pão por pelo menos cinco minutos.

Com essas dicas, agora fica fácil deixar o seu pão amanhecido bem fresquinho e macio de novo, né?

Dica importante:

Para o seu pão durar mais, guarde os pães franceses dentro de sacos plásticos limpos e bem amarrados. Dessa maneira, a umidade continua dentro do saco e os pães ficarão macios por mais tempo.

Fonte: Com informações de Wikihow e Tudo Gostoso

Facebook Comments