Data de Hoje
25 April 2024
Foto reprodução Sérgio LIMA/Poder 360

Para 74% dos eleitores Câmara errou ao enterrar a 2ª denúncia contra Temer, aponta pesquisa

Pesquisa eleitoral, nos últimos anos, sempre é sinônimo de alvoroço no cenário político, principalmente quando envolve denúncias de corrupção.

O novo levantamento divulgado pelo site DataPoder 360 começa  a atiçar as opiniões acerca do presidente Michel Temer.

Para 74% dos eleitores, a Câmara errou e os deputados deveriam ter aceitado o andamento da 2ª denúncia contra o presidente Michel Temer, segundo pesquisa DataPoder360 realizada de 26 a 29 de outubro de 2017.

A Câmara rejeitou em 25 de outubro de 2017, por 251 a 233 votos, a admissibilidade da 2ª denúncia apresentada pelo Ministério Público contra Temer.

Apenas 11% dos eleitores disseram que “o assunto está resolvido e agora é preciso olhar para a frente”. Outros 16% não souberam opinar.

O percentual dos que rejeitam a decisão dos deputados (74%) é quase idêntico à soma dos que disseram ser contra a criação de 1 fundo eleitoral com dinheiro público: 73%. Os deputados e senadores aprovaram para 2018 a criação desse fundo que terá perto de R$ 2 bilhões.

Apenas 9% dos entrevistados disseram ser a favor do fundo público eleitoral. E 18% não souberam responder.

REJEIÇÃO A TEMER RECUA

Uma situação ainda muito ruim para a administração pública federal, mas há 1 certo movimento de refluxo nas taxas negativas.

Em setembro, o governo de Michel Temer era considerado ruim ou péssimo por 79% dos eleitores. Em outubro, a taxa recuou para 71%.

Entre os que consideram o governo regular também houve uma oscilação favorável ao Planalto: eram 16% em setembro e passaram a 20% em outubro.

A aprovação ainda é quase nula. Só 1% acha que Temer faz 1 ótimo governo. Outros 3% falam que administração é boa. Ou seja, só 4% de avaliação positiva. Há ainda 5% que não souberam opinar.

CONGRESSO E JUDICIÁRIO

As turbulências na política não pouparam nenhum dos Três Poderes. O Executivo, com Michel Temer, puxa a fila com seus 71% de rejeição.

Mas o Legislativo e o Judiciário não estão em situação confortável.

O trabalho do Congresso é avaliado como ruim por 22% e péssimo por 46%. Total: 68%. Só 5% consideram o trabalho de deputados e senadores ótimo ou bom. Outros 23% dizem que é regular.

No caso do Judiciário, 50% acham ruim ou péssimo o trabalho dos juízes. A diferença é que 22% ainda acham que o resultado é bom ou ótimo.