Data de Hoje
25 April 2024

Parte do Pelourinho Dia e Noite, Galeria a Céu aberto é inaugurada no Terreiro de Jesus

Vai ser lançada nesta quinta-feira (17), às 16h, mais uma ação cultural no programa Pelourinho Dia e Noite, da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes). A “Galeria a Céu Aberto”, coordenada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), será inaugurada no Terreiro de Jesus, com imagens de obras do artista plástico Iraquitan Sá, que foram fotografadas por Saulo Kainuma. As fotografias ficarão à mostra até o final de novembro. Na exposição, Iraquitan Sá homenageia os 30 anos de tombamento do Centro Histórico como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com obras que retratam diversas fases do local.
 
A “Galeria a Céu Aberto” tem como objetivo divulgar e democratizar o acesso a obras de artistas residentes no Centro Histórico. As fotografias estarão disponíveis ao público através de galhardetes dispostos em postes da região, sendo que a cada bimestre um artista será homenageado em um local diferente.
Os interessados em adquirir as peças expostas devem entrar em contato com o artista pelo número (71) 9187-0270 e retirar as telas na própria galeria do artista, localizada no Hotel Pelourinho, na Rua das Portas do Carmo, 20 – Pelourinho.
 
Iraquitan Sá – Nascido e criado no Pelourinho, o artista descobriu sua habilidade na década de 50, quando a capital baiana recebia diversos artistas estrangeiros. Fez um curso de restauro de bens culturais oferecido pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac), tornou-se responsável pelo restauro da Igreja do Rosário, e resolveu se profissionalizar nas artes plásticas. Participou do Ateliê Sete e da Galeria do Beto, locais muito conhecidos no meio cultural soteropolitano.
Outras atrações – Além da Galeria a Céu Aberto, as ruas do Centro Histórico recebem outras atividades nesta quinta (17). O grupo de poesia Sussuradeiras irá se apresentar, entre as 19 e 21h, em ruas, bares e restaurantes do Pelourinho, por meio da ação “Poesia no Pelô”. Formado por pós-graduandos em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo e por artistas que têm afinidade com o lúdico, o grupo Sussurradeiras busca proporcionar ao público experiências individuais através de performances em que sussurram poesias no ouvido de cada pessoa através de tubos. A ideia é falar de perto ao coração das pessoas e sensibilizá-las através da recitação com suavidade e magia.
 
Já quem for à Casa do Benin vai poder conferir a abertura da exposição “Capoeira de Rua nas Festas de Largo de Salvador”, dos artistas Lee 27, Bigod, Zezé Olukemi, Robson Finho e Julio Costa. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, até o dia 17 de outubro. A Casa do Benin fica na Rua Padre Agostinho Gomes, nº17, Pelourinho.
 
O Pelourinho de Dia e Noite é um programa lançado pela Prefeitura de Salvador que tem o objetivo de revitalizar o local com atividades de fortalecimento da cena cultural e econômica da região, associadas a intervenções urbanísticas, sociais e educativas e estímulo ao empreendedorismo.
Fonte: AGECOM/ Foto: G1
 ​