Data de Hoje
24 April 2024
Foto Max Haack / Agecom

Passeio reúne mais de mil ciclistas com direito a explosão de cores

Mai de mil ciclistas tomam conta da orla marítima de Salvador neste domingo (20). O Movimento Salvador Vai de Bike e o grupo Amigos da Bike se reuniram para um passeio cicloturístico de quase 40 quilômetros, passando pelos principais pontos turísticos da cidade. Segundo Lúcia Saraiva, idealizadora do Amigos da Bike, o encontro de hoje é o maior já realizado em Salvador, e tudo isso tem um motivo especial: o grupo completa dez anos com dez mil ciclistas cadastrados. “Tudo começou como uma brincadeira. Eu e alguns amigos resolvemos nos reunir para pedalar. E deu nisso aqui, uma reunião de pessoas que amam pedalar
 
Os ciclistas deram partida às 9h30, no Farol de Itapuã, com destino a Ponta do Humaitá, passando pelo Farol da Barra. O passeio conta ainda com animação de um carro de som, toda segurança e fechamento parcial das vias do trajeto, com suporte da Transalvador e da Guarda Municipal. “Temos que criar essa cultura de respeito ao ciclista, para que eles possam se locomover com toda segurança nas ruas de nossa cidade. Assim, vamos também consegui com que outras pessoas que gostam de pedalar criem coragem e saiam de casa com suas bikes. A Prefeitura segue firme nessa jornada de dar cada vez mais lugar ao ciclista e ao pedestre”, declarou o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Issac Edington, coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike.

Foto Max Haack / Agecom

Foto Max Haack / Agecom

Durante o passeio, o grupo passou em frente ao Festival da Primavera, no Jardim de Alah, onde aconteceu uma explosão de cores, com a distribuição gratuita de tinta em pó biodegradável a base de amido de milho e corantes naturais. A coloração tem por objetivo proporcionar a integração dos participantes com o público em geral, chamando a atenção para as bicicletas, através de uma brincadeira criativa.
 
Ciclofaixa – Hoje, das 7h às 16h, quem quiser pedalar poderá também sair do Parque da Cidade e imediações e utilizar, com toda segurança, a ciclofaixa de lazer que vai até a orla, seguindo pela ciclovia até ao Jardim de Alah. Não tem credencial no Bike Salvador? Basta acessar www.bikesalvador.com ou comparecer na tenda móvel do festival com cartão de crédito e efetuar o pagamento de R$10 para o cadastro, válido por um ano. Depois é só retirar a sua laranjinha. 
Por Agecom