Data de Hoje
25 April 2024

Paulo Guedes e Campos Neto vão ter que explicar sobre offshores ao STF

O vice-presidente da CPI da Pandemia, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime para que as empresas do Ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sejam investigadas. Elas seriam ‘Offshores’, empresas abertas em paraísos fiscais, e a irregularidade seria não declara-las à Receita Federal. O caso veio à tona através da investigação que ganhou o nome de Pandora Papers.

O Pandora Papers foi feito por um consórcio internacional de jornalistas e traz arquivos inéditos vazados de 14 escritórios internacionais que tratam da abertura de empresas em paraísos fiscais no exterior. Cerca de 11,9 milhões de documentos foram obtidos e mais de 600 jornalistas estão envolvidos nisso.

Tanto Guedes quanto Campos Neto negam a irregularidade e afirmam que as offshores estão declaradas à Receita Federal. Entretanto, normas do serviço público e da Lei de Conflito de Interesses indicam eles podem ter desrespeitado os procedimentos que os altos funcionários do governo federal precisam seguir.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil |