Data de Hoje
26 April 2024
Foto reprodução

Peixe pode ter relação com doença que causa dores e urina preta na BA

Uma doença misteriosa está circulando na Bahia. A enfermidade causa dor muscular intensa e urina preta. O infectologista Antônio Bandeira disse, em entrevista para TV Bahia, que 11 pessoas apresentaram os sintomas no Estado.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) foi notificada de casos em Salvador e em Valença, no interior da Bahia, e que está investigando essas ocorrências.

Os médicos ainda não identificaram a enfermidade, mas suspeitam que possa ser um vírus transmitido por via respiratória ou uma toxina ingerida após consumo de peixe. “Existem duas linhas de investigação. Uma é a questão de ser um vírus, a outra possibilidade que estamos abrindo nas últimas 24 horas é que todos (pacientes) tiveram exposição recente a peixe”, disse.

De acordo com o especialista, os pacientes ingeriram os peixes Olho de Boi e Badejo. Há relatos que os alimentos foram comprados em Guarajuba, no Litoral Norte da Bahia. Apesar de serem peixes de água salgada, o infectologista não descarta que a doença foi provocada por essa toxina. 

Para tentar identificar a causa da doença foram coletadas amostras de sangue dos pacientes. O material passa por análise do pesquisador Gúbio Soares, do laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Bandeira recomenda que quem apresente os sintomas procure atendimento médico e se mantenha hidratado. Ele também ressalta que o paciente não deve ingerir antiinflamatório, que poderia agravar o quadro clínico. Há ocorrência que a doença pode afetar o rim, podendo causar insuficiência renal. 

Inf: A Tarde