Data de Hoje
20 April 2024
Foto: Arquivo Click Notícias

Pelourinho Dia e Noite finaliza Novembro Negro com programação diversa

Exposições, música e oficina de bordados são algumas das atrações

A programação cultural do Pelourinho Dia e Noite, organziada pela Prefeitura por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), vai fechar o Novembro Negro em grande estilo. Com atividades predominantemente gratuitas, o público pode conferir a riqueza cultural afrodescendente da nossa cidade. Um dos destaques são os últimos dias da exposição de obras de Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kainuma, que prossegue na Galeria a Céu Aberto, no Terreiro de Jesus. A mostra é uma homenagem do artista aos 30 anos de tombamento do Pelourinho como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Nesta quinta-feira (26), das 18 às 21h, tem a 6ª edição da Mostra Gourmet Ajeum do Benin na Casa do Benin. Desta vez, o evento comandado pelas chefs Ana Célia Batista, do Zanzibar, e Angélica Moreira, do Ajeum da Diáspora, vai comemorar a Consciência Negra. O menu servido é completo, com entrada, prato principal e sobremesa, e o valor é R$30. Também serão servidos cerveja, refrigerante e batidas, que serão vendidos à parte.

Também nesta quinta-feira, o grupo Resistência Poética leva poesia para as ruas, bares e restaurantes do Pelourinho, das 19 às 21h, pela ação Poesia no Pelô. Formado por oito jovens moradores de diversos bairros periféricos de Salvador, o grupo utiliza os versos para promover informação e reflexão sobre temas, como racismo, machismo, discriminação, entre outros.

Mais música – Nesta última sexta-feira do mês (27) tem Roda de Samba no Largo do Santo Antônio, com Grupo Botequim. A apresentação acontece das 20h às 23h e terá como convidado Seu Reginaldo de Itapuã.

O guitarrista, bandolinista, compositor e professor Ricardo Marques vai dar o start na ação Música nas Esquinas na sexta-feira (27), das 18 às 19h, no Cruzeiro de São Francisco. Com 30 anos de carreira, o músico já fez trilhas para teatro, tocou no carnaval baiano e acompanhou grandes personalidades, como Daniela Mercury, Elza Soares, Jorge Zarath, entre outros.

No sábado (28), o grupo de samba de roda Fogueirão se apresenta das 19 às 20h30 nas ruas do Pelourinho. A Associação Cultural Fogueirão surgiu na região da Avenida Vasco da Gama, na década de 1980, e se apresenta durante os festejos juninos. Além de se apresentar no bairro e adjacências, o grupo realiza concurso de samba junino no Engenho Velho da Federação, a Lavagem da Rua 11 de Agosto na Avenida Vasco da Gama e participa de festas populares, como o Carnaval, Lavagem do Bonfim e a Festa de Iemanjá.

No domingo (29), das 18 às 19h, o guitarrista, compositor e bandolinista Fred Menendez se apresenta na Cruz do Pascoal. Conhecido por sua habilidade em tocar guitarra baiana, o músico possui uma discografia contendo cinco álbuns autorais e já participou de festivais na Europa, como o Chietinstrada Buskers Festival, na Itália. Além disso, já desenvolveu projetos relacionados à música instrumental em Salvador, como o “Domingos Instrumentais” na Ponta do Humaitá e foi o idealizador do Rixô Elétrico, uma espécie de carro movido a pedais, em que podem ser realizadas apresentações musicais de médio porte em espaços públicos.

Concerto nas Igrejas e Programação Infantil – A atração do Concerto nas Igrejas é o Coral Ecumênico da Bahia, que se apresenta domingo (29), das 11 às 12h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. O coro é um projeto do Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão (Cepesc), conta com a regência do maestro Ângelo Rafael e a participação de voluntários de diversas confissões religiosas, tendo como proposta cantar a diversidade cultural e a pluralidade das religiões brasileiras.

Na tarde do domingo, às 16h, o Projeto Ibeji entra em ação no Cruzeiro de São Francisco na Programação Infantil. Coordenado pelos atores Cássia Valle e Leno Sacramento, o grupo é composto por músicos, atores, dançarinos, artistas plásticos e arte-educadores que realizam diversas performances artísticas para a criançada.

Mais atrações – A exposição “Casarios”, de Diógenes Simões, se mantém em cartaz na Casa do Benin até a próxima segunda (30). O artista, que nasceu do Pelourinho, exprime em suas telas sua percepção sobre o local, com destaque para as edificações históricas, e faz um paralelo com a arquitetura presente em São Cristóvão – Sergipe, cidade que também possui patrimônio tombado pela Unesco. Além disso, a mostra apresenta obras com ilustrações de natureza morta, praias e retratos, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

Continuam abertas as inscrições para a oficina de Bordados Barafunda, ministrada pela Ekede Itana todas as quintas-feiras, até dezembro. Nas aulas, os alunos aprendem a fazer bordados tradicionais feitos à mão, conhecidos como barafundas, bainha aberta ou asa de mosca, que eram desenvolvidos pelas mucamas para ornamentar as roupas das senhoras na época de escravidão e cuja prática está entrando em desuso. A mensalidade custa R$40.

Por Agecom