Data de Hoje
19 January 2022
Brasília(DF), 04/12/2018 - Governador Ibaneis após reunião com o presidente Michel Temer - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Perfil do governador Ibaneis na Wikipédia é alterado para “Enganeis”

O perfil do governador Ibaneis Rocha (MDB) na Wikipédia, enciclopédia colaborativa on-line, foi alterado para “Enganeis”. No texto referente ao perfil do político, o usuário anônimo acrescentou a seguinte frase: “mais conhecido como Enganeis”.

A equipe do governo alterou a redação nesta sexta-feira (18/1). A última atualização da página foi às 13h26min de 18 de janeiro de 2019.

 

 

 

Segundo apurações internas do governo, a alteração teria sido feita em um computador da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

A ANTT informou que o acesso partiu do IP de um computador que pertence ao órgão. “O caso já foi encaminhado à Corregedoria para apuração dos fatos. A agência tomará todas as medidas cabíveis, inclusive de instauração de Processo Administrativo Disciplinar”, destacou em nota.

Ainda de acordo com o texto, a agência enfatiza que “essa atitude, tomada de forma isolada, não reflete os valores da ANTT nem a conduta de seus servidores, que prezam pelo código de ética da administração pública.”

Outros casos
Em 2016, o perfil do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso também foi alterado na Wikipedia. O texto dizia que o magistrado “é um jurista comprado pelo PT, baba-ovo da Dilma, vergonha do país”.

Segundo o histórico de edições da página, a alteração ocorreu nesta quinta-feira (14/4), dia em que a Corte convocou sessão extraordinária para analisar ações do governo e de aliados que questionam o trâmite do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Em 2013, a rede de internet do Palácio do Planalto foi usada para fazer alterações nos perfis dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg.

Facebook Comments