Data de Hoje
28 September 2021

Período da Copa pode aumentar casos de gripe na capital baiana

Secretaria de Saúde do Município prorrogou período de vacinação até 31 de maio 

vacina-alagoinhas

Para garantir maior imunização contra o vírus “Influenza”, causador da gripe, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) prorrogou o período da campanha na capital baiana até 31 de maio. Os postos de saúde funcionam das 8h até as 17h.

Segundo informações da SMS, cerca de 250 mil pessoas já foram vacinadas, entre idosos, gestantes, crianças (de seis meses até cinco anos de idade) e puérperas (mulheres que tiveram filhos nos último 45 dias). A meta da campanha é imunizar cerca de 80% das mais de 617 mil pessoas que fazem parte do público-alvo.

De acordo com Doiane Lemos, chefe do Setor de Imunização da SMS, o aumento de circulação de turistas na cidade, por conta da Copa do Mundo, aliado ao período que antecede o inverno, pode aumentar os casos de gripe.

— O vírus da gripe pode ser transmitido em espaços aglomerados, como os estádios de futebol, shoppings e restaurantes. Estudo recente evidenciou que os vírus podem sobreviver por meses em superfícies lisas não porosas. Além disso, há a possibilidade de o turista trazer consigo o vírus, que podem se disseminar entre a população não vacinada.

A imunidade oferecida pela vacina da gripe aparece no indivíduo entre 10 a 15 dias após a sua aplicação e garante proteção em um período de um ano.

Em 2013 foram notificados 495 casos da doença na Bahia. com 39 óbitos confirmados. Este ano, Salvador já registrou 17 casos com uma morte em decorrência de complicações da gripe.

Facebook Comments