Data de Hoje
16 May 2024

PF cumpre mandados de busca e apreensão por fraude em auxílio emergencial no interior da Bahia

 

Ao todo foram cumprido três mandados de busca e apreensão no município de Luís Eduardo Magalhães

Uma operação contra fraudes no auxílio emergencial no Oeste baiano foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira. Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão no município de Luís Eduardo Magalhães. De acordo com a PF, a apuração, que conta com o apoio da Estratégia Integrada contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (Eiafae), teve início em 2020.
A operação apurou que os investigados cadastraram no aplicativo Caixa Tem pelo menos de 45 contas em nome de terceiros, para recebimento do Auxílio Emergencial de forma fraudulenta. Ainda segundo os resultados das investigações, eles transferiam imediatamente os valores depositados para contas vinculadas ao grupo e também por meio da emissão de boletos bancários pelos próprios suspeitos. A estimativa é que o grupo tenha faturado cerca de R& 27 mil.

Também participam da ação o Ministério Público Federal (MPF) o Ministério da Cidadania (MCid), a CAIXA, a Receita Federal (RF), a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU). A PF informou ainda que o objetivo da operação é racionalizar os procedimentos de apuração criminal sobre a temática, com foco na atuação de grupos, associações ou organizações criminosas e a desarticulação de fraudes estruturadas no auxílio emergencial.

P notícias