Data de Hoje
29 April 2024

Plano Cicloviário de Salvador, linha 3 do BRT e terminal de recarga de ônibus elétricos serão lançados em agosto

Fotos: Betto Jr. / Secom

A Prefeitura de Salvador deve lançar no próximo mês o Plano Cicloviário da capital baiana e entregar o maior terminal público de recarga de ônibus elétricos do Brasil. Além disso, o segundo trecho do BRT, do Cidade Jardim à Estação da Lapa, será entregue no início de 2024. O andamento das ações foi discutido na última quarta-feira (19) em reunião do prefeito Bruno Reis com os diretores e com o titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.

 

Além disso, foram discutidos projetos futuros da pasta, como a construção de um segundo terminal elétrico de ônibus, no Vale dos Barris, a implantação da linha B3 do BRT, que vai fazer um trajeto circular pelo Caminho das Árvores e pela Pituba, e intervenções viárias na região do Shopping da Bahia, como a inauguração do pontilhão Marcos Freire. Neste mês de julho, o prefeito tem se dedicado a visitar as secretarias municipais para realinhar as ações deste restante de 2023.

Com a futura implantação do trecho 2, a Prefeitura estuda a implantação de outro terminal de recarga, desta vez mais próximo à Estação da Lapa. A central deve ser construída na Av. Vale dos Barris, no estacionamento localizado na ladeira de acesso ao Politeama.

Outras ações – Também foram apresentadas ao prefeito Bruno Reis algumas sugestões de intervenções viárias, resultado de estudos feitos por uma empresa especializada no setor. Como, por exemplo, melhorias na saída da Av. Bonocô para a Rua Luís Negreiro, no Luís Anselmo; nas regiões da Calçada e de Roma; nas alças de acesso ao viaduto de São Cristóvão; e no trânsito do Vale do Ogunjá.

Além disso, foi discutida a elaboração de um aplicativo onde as pessoas possam planejar as suas viagens de transporte público. A ideia é que a gestão da ferramenta seja feita pela própria Prefeitura, permitindo uma comunicação melhor com o usuário.
Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar / Secom

21/07/2023