Data de Hoje
31 July 2021

Pojuca é o município mais violento da Região Metropolitana este ano

Na Região Metropolitana de Salvador, a liderança em números absolutos de homicídios é de Camaçari, com 112 casos até 14 de julho. A cidade, a maior da RMS, com 281,4 mil habitantes, segundo dados do IBGE, é a que tem mais homicídios no ranking levantado pelo CORREIO desde 2011. Mas é na cidade de Pojuca, com 37 mil habitantes, que a taxa de homicídios mais chama a atenção. A taxa  considera o número de crimes proporcionalmente ao tamanho da população.

Se considerados os 21 casos levantados até 14 de julho, a taxa em Pojuca  é de 56,6 homicídios a cada 100 mil habitantes – 22 a mais do que a taxa média de 34 para toda a RMS. Caso a média de homicídios se mantenha a mesma até o final do ano, a taxa será de 106,06 a cada 100 mil habitantes em Pojuca. Para se ter uma ideia, a segunda cidade em taxa é Mata de São João, com 86,9 homicídios por 100 mil habitantes, e Simões Filho, diversas vezes apontada como a cidade mais violenta do país, está com uma taxa de 71,1 homicídios por 100 mil habitantes. Simões Filho, aliás, vem, desde 2012, diminuindo sua participação nos primeiros mil homicídios do ano. Foram 64 naquelo ano, 62 em 2013; 56 no ano passado e 50 este ano.

Moradores de Pojuca afirmam que, de um modo geral, o número de homicídios aumentou do ano passado para cá, mas sentem que os números começaram a cair no último mês, após a troca do comando da Polícia Militar. “Aqui morria uma média de dois a três por semana. Agora está sendo de 15 em 15 dias. Com a troca do comando, diminuiu. Aqui tinha até toque de recolher e só agora o comércio está voltando ao normal à noite”, conta um comerciante que preferiu não se identificar. “Aqui, a gente tem que ficar meio calado, não pode falar demais, não, porque fica visado”, explica.

 O delegado titular de Pojuca, Geraldo Adolfo Barreto Nascimento, não foi encontrado. Também não houve posicionamento da 32ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) da cidade. No entanto, a Polícia Civil confirmou o aumento no número de homicídios em Pojuca. No ano passado, o município registrou 13 mortes até a data em que se atingiu a milésima vítima, no dia 16 de junho.

Facebook Comments