Data de Hoje
27 April 2024

Polícia divulga retrato falado de assassino do engenheiro de som

Vítima teria segurando na rama do bandido antes do assaltante atirar

O retrato falado do suspeito de matar o engenheiro de som José Fernando Álvares Gundlach, 62 anos, durante um assalto no Saboeiro, no domingo (4), foi divulgado nesta terça-feira (6) pela assessoria da Polícia Civil.

O autor do disparo é apontado como um homem negro, aparentando entre 22 e 23 anos, magro, medindo cerca de 1,65 m e de olhos escuros. No dia do crime, o assaltante usava camisa pólo vermelha, bermuda, sandálias e boné branco.

O retrato falado foi construído através do relato de testemunhas. Outros dois homens suspeitos de participação no crime estão sendo procurados. O corpo de José Fernando foi sepultado na tarde desta terça-feira (6), no Jardim da Saudade, em Brotas.

Uma das testemunhas presenciou o momento em que a vítima era apalpada pelo bandido. Segundo essa testemunha, José Fernando reagiu quando o ladrão tentou levar a mochila e teria colocado a mão sobre a arma do suspeito. O bandidos recuou um passo e atirou contra o rosto do engenheiro.

Os bandidos fugiram em um Fiat Palio Weekend, com o celular e a mochila do engenheiro de som, além do celular, relógio e a corrente de outras vítimas. Segundo a assessoria da Polícia, o carro era roubado e os suspeitos já haviam atacado outras duas pessoas nas imediações.

O retrato falado do assassino foi divulgado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que, em conjunto com a 11ª Delegacia Territorial (Tancredo Neves), responsável pela apuração do crime.

Sepultamento

O corpo do engenheiro de som José Fernando Álvares Gundlach, 62, morto durante um assalto no bairro do Saboeiro, foi sepultado no final da tarde desta terça-feira (6), no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas. Colegas de profissão da vítima vestiram camisas pretas – espécie de farda usada por técnicos de som -, com pedaços de fita adesiva branca do lado esquerdo do peito como uma forma de homenagem à vítima e também de protesto contra a violência.

Presente no sepultamento, o cantor Luiz Caldas lamentou a morte de Fernando Gundlach e disse que esta foi uma grande perda para música. Na tarde de segunda (5), quando a morte do engenheiro de som foi confirmada, o músico fez um desabafo no Facebook sobre o caso.

“Tanta maldade para roubar um mísero aparelho celular”, escreveu o músico. Ele conta que visitou Gundlach no Hospital Roberto Santos no domingo, torcendo pela recuperação do amigo. “Rezei para que o amigo se recuperasse e que voltasse a sorrir, mas a criminalidade mais uma vez venceu”, escreveu. “Dói vivenciar tamanha barbárie”. Também foram prestar a última homenagem ao engenheiro de som, o compositor Buck Jones, a cantora Claudia Cunha e o humorista Renato Fechine.

(Foto: Reprodução/Facebook)

Fernando Gundlach, que nasceu em Porto Alegre, vivia com a mulher e o enteado em uma casa no Saboeiro. Ele deixou três filhos de um primeiro casamento. “É consenso de que ele era uma pessoa muito bondosa e amiga. A gente acredita que ele não reagiu, porque ele orientava as pessoas a sempre entregar os pertences durante assaltos”, contou o enteado Eduardo de Oliveira. Para ele, o padrasto foi confundido com policial pelos bandidos. “O que quero é que se faça justiça e que a polícia prenda os acusados”, falou.

Um vizinho do engenheiro, que não quis se identificar, disse ter testemunhado o crime, ocorrido na tarde do último domingo (4). Segundo ele, três homens a bordo de um Palio Wekeend verde roubaram um casal que estava dentro do Condomínio Lafaiete Spínola. Depois disso, um dos bandidos desceu do carro armado e abordou o engenheiro de som, que passou o celular. Ao tentar levar a bolsa, o assaltante reclamou da demora e disparou o tiro contra a face da vítima. Fernando Gundlach foi socorrido por um amigo, que o levou ao Hospital Roberto Santos, onde foi internado e submetido a uma cirurgia no mesmo dia.

Gundlach estava internado em estado gravíssimo desde a tarde deste domingo (4). Após cirurgia, ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu ao ferimento e teve morte confirmada na tarde de segunda-feira (5).

FONTE CORREIO