Data de Hoje
20 April 2024

Polícia investiga possível tiroteio na sede do YouTube na Califórnia

Quatro pessoas ficaram feridas e uma foi morta, possivelmente o próprio atirador, em uma batalha armada nesta terça-feira ao meio-dia (hora local) na sede do YouTube em San Bruno, no Vale do Silício. A polícia começou a receber telefonemas que afirmavam que havia uma pessoa disparando uma arma no prédio poucos antes da uma da tarde. Às 13h35, a polícia confirmou no Twitterque se tratava de um tiroteio. A identidade ou os motivos da mulher suspeita de cometer o crime são desconhecidos.

O chefe da polícia de San Bruno, Ed Barberini, relatou que quatro pessoas foram levadas para hospitais locais com ferimentos a bala. Dentro do prédio, os agentes encontraram uma vítima mortal, uma mulher. Barberini disse que a hipótese inicial é que a essa mulher disparou e depois cometeu suicídio com sua própria arma.

Os feridos foram transferidos para o San Francisco General Hospital e Stanford Hospital. O primeiro confirmou que ele havia recebido três pacientes, um homem e duas mulheres. O homem de 36 anos está em estado crítico.

As imagens da televisão aérea mostram dezenas de funcionários do YouTube sendo evacuados e escoltados por policiais. O prédio está cercado por carros da polícia. Um funcionário explicou à rede de televisão ABC7 News que as pessoas que estavam no prédio foram evacuadas.

Duas testemunhas disseram às redes locais que os tiros foram rápidos, como se fossem de uma arma automática. Os dois afirmaram ter visto uma mulher ferida na perna, sangrando, que foi levada para uma lanchonete em frente à sede do YouTube, onde ela recebeu os primeiros socorros.

Em questão de minutos, as redes sociais foram tomadas por mensagens de funcionários e amigos que dizem que os tiros foram ouvidos dentro do prédio e que todo o pessoal foi evacuado rapidamente. Vadim Lavrusik, funcionário da empresa, escreveu no Twitter às 12:57 que ouviu tiros e viu pessoas correndo de sua mesa. “Estou abrigado em uma sala com meus colegas”, disse ele. Meia hora depois, ele escreveu que estava seguro do lado de fora do prédio.

A sede do YouTube em San Bruno é um gigantesco complexo de três edifícios, ocupando 3.500  hectares e onde 1.900 pessoas trabalham. A empresa de tecnologia, de propriedade do Google, é a maior empregadora de San Bruno, uma das cidades ao sul de São Francisco que compõem o Vale do Silício.