Data de Hoje
25 April 2024
Foto reprodução

Políticos eleitos na última eleição em Salvador serão diplomados amanhã

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza, amanhã (15/12), a cerimônia de diplomação dos 58 políticos eleitos na capital baiana em decorrência das Eleições Municipais de 2016. O evento está marcado para 16 h e ocorre no auditório do TRE, localizado na 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia, nº 150.

De acordo com Nívea Barberino, chefe do cerimonial do TRE baiano, a diplomação é, após o dia do pleito, o evento mais importante da Justiça Eleitoral. “O processo começa logo após a totalização dos votos, quando é feito o levantamento dos candidatos eleitos e que tiveram suas contas aprovadas.

Esses eleitos são diplomados por um juiz eleitoral. No caso das eleições municipais, será aquele responsável pela totalização dos votos em cada zona eleitoral. No diploma deverá constar o número de votos nominais, número de votos válidos e nome do partido e/ou coligação”, esclareceu.

Participantes

Em Salvador, dentre os 58 diplomados estão o prefeito reeleito da cidade, Antônio Carlos Magalhães Neto; o vice-prefeito, Bruno Reis; 43 vereadores e mais 13 suplentes.

Cerimônia

A diplomação acontecerá no auditório, porém, devido ao limite máximo de pessoas estipulado para o espaço, dois telões serão instalados para que os demais interessados possam acompanhar, em tempo real, o evento. Um deles ficará na Sala de Sessões e o outro no espaço do Memorial do Órgão.

A cerimônia de diplomação dos eleitos nos municípios do interior do estado é de responsabilidade do respectivo cartório eleitoral, devendo a diplomação de prefeito, vice-prefeito e vereadores ocorrer até o dia 19 de dezembro, conforme estabelece o Calendário Eleitoral.