Data de Hoje
29 March 2024
Foto: Reprodução

Pontos de entregas de materiais recicláveis recolhem mais de 10 toneladas

Dez toneladas de produtos recicláveis já foram recolhidas nos 150 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados por 67 localidades da capital baiana, de janeiro a março de 2016. Desde agosto de 2015, quando o projeto foi iniciado pela Secretaria Cidade Sustentável (Secis), 40 toneladas de resíduos sólidos já foram depositadas nas unidades.

Mais 50 pontos de coleto serão instalados até o fim do ano. As localidades que receberão os PEVs ainda estão sob análise. Para o secretário da Secis, André Fraga, gradualmente os soteropolitanos estão aderindo às boas práticas com o meio ambiente. “Esse tipo de ação só funciona de forma efetiva com adesão total da comunidade. É preciso que haja um pleno engajamento para que o programa avance. Aos poucos percebemos que isso já é uma realidade em Salvador”, diz.

Materiais secos – Cada PEV é construído a partir de uma liga de plástico resistente a impactos e pode acondicionar até 2,5m³. A ação funciona a partir da parceria entre Secis e Limpurb. De acordo com os idealizadores do projeto, o material depositado nos contêineres deve ser limpo para evitar o acúmulo de insetos. Podem ser depositados nos PEVs materiais como papel, metal, plástico e vidro, todos secos.

A gestão do programa está sob a coordenação da Secis, e a coleta a cargo da Limpurb, que encaminha o material para cooperativas credenciadas. Os caminhões usados nessa operação só carregarão o material reciclável, não sendo utilizado, portanto, para coleta de outros resíduos.

Click Notícias