
POR 33 VOTOS À 13, DEPUTADOS APROVAM CONTAS DO EX-GOVERNADOR JAQUES WAGNER
Depois de muitas discussões e polêmicas, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou na noite de hoje (31) as contas referentes à gestão de 2014 do ex-governador Jaques Wagner. A decisão segue os pareceres do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Comissão de Finanças, Orçamento e Controle, que era pela aprovação. No total, dos 46 deputados presentes, 33 votaram favorável a aprovação das contas e 13 contrários.
As contas foram alvo de debates e contestações entre governo e oposição. Os governistas seguiram a posição do TCE, que recomendou a aprovação com ressalvas. Já os oposicionistas insistiram na tese de que existem irregularidades nas contas, ao apontarem o não pagamento das emendas impositivas e de possíveis “pedaladas fiscais” praticadas pelo ex-governador Jaques Wagner que ferem a Constituição.
Em defesa das contas, o líder do governo na Casa, deputado Zé Neto (PT), avaliou que não havia nenhum problema nas contas. “Esse foi um momento ímpar nessa Casa. Faz parte do parlamento o debate entre governo e oposição. Registro o esforço do diálogo para aprovação das contas. Chegamos ao melhor entendimento. O órgão com capacidade técnica, até de acompanhar em tempo real a execução orçamentária, é o Tribunal de Contas do Estado, que aprovou parecer pela regularidade das contas do governador Jaques Wagner. Da mesma forma, a Comissão elaborou e aprovou o parecer e as contas foram aprovadas em plenário”, disse.
Já o líder da oposição, deputado Sandro Régis, que votou contrário as contas, foi incisivo ao criticar as “pedaladas” nas contas e afirmou que é uma vergonha votar favorável. “É no mínimo imoral. Não há como votar a favor disso”, disse se referindo aos deputados governistas.