Data de Hoje
26 April 2024
Foto: Reprodução

Portadores de HIV recebem transplante de fígado

Médicos na Suíça efetuaram o primeiro transplante de fígado do mundo entre duas pessoas portadoras do vírus HIV, em outubro de 2015, como informa um comunicado publicado em Genebra após seis meses de observação do paciente. Os Hospitais Universitários de Genebra (HUG) informam que os seis meses de observação mostraram que não há rejeição do órgão, nem perda de controle do vírus no receptor.

A lei suíça sobre os doadores de órgãos autoriza desde 2007 o transplante de órgãos entre doadores e receptores soropositivos, mas foram necessários oito anos para a primeira operação. Os portadores de HIV podem declara-se possíveis doadores de órgãos, e, ao mesmo tempo, os que estão à espera de um órgão têm melhores perspectivas de ser operados.

Uma operação idêntica também foi realizada por médicos dos Estados Unidos em 15 de março de 2016, e foi também apresentada como uma novidade mundial.

Os HUG destacam que “Este primeiro transplante praticado na Suíça, que acaba de ser seguido por outro transplante análogo nos Estados Unidos, abre perspectivas inéditas para as pessoas que vivem com o HIV”.

Com informações do G1